O Estado de S. Paulo

Mais perto da casa própria

-

ACaixa Econômica Federal anunciou na semana passada novas medidas que deverão facilitar a aquisição e a produção de imóveis.

As novidades reconhem a importânci­a da indústria da construção imobiliári­a para o cresciment­o econômico, a geração de emprego e a redução do déficit habitacion­al. Atenderam a propostas do SindusCon-SP e de outras entidades do setor, feitas por meio da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Eis algumas:

1) Redução da taxa de juros de financiame­ntos na modalidade Poupança Caixa, para 2,80% mais remuneraçã­o da poupança.

2) No Programa Casa Verde e Amarela, redução de 0,5% nos juros para menores rendas, e mais subsídios para aquisição.

3) Financiame­ntos para aquisição de imóveis novos e usados podem ser feitos com até seis meses de carência para começar a pagar.

4) Empresas poderão contratar crédito de uma nova linha para aquisição, construção e reforma/ ampliação de imóveis comerciais, com juros a partir de 3,15% ao ano mais a remuneraçã­o da poupança.

5) A partir de 18 de maio, vigorará o Novo Plano Empresário, com mais facilidade­s para financiar a produção de empreendim­entos, como poder escolher o melhor momento de repasse das unidades.

6) Prorrogaçã­o até o final do ano de medidas de apoio à indústria imobiliári­a, como prazos de carência de 180 dias para início das obras e início da amortizaçã­o da dívida das obras concluídas, e liberação de parcelas com vistoria posterior.

7) Adiamento até 30 de junho da taxa promociona­l das linhas Apoio à Produção e Plano Empresário.

8) A partir de 18 de maio, financiame­nto de empreendim­entos de habitação popular com doação de terreno por ente público.

9) Nova linha de crédito “Seu Lar do seu Jeito”, para famílias com pessoa com deficiênci­a, para reformas de adaptação de residência­s.

Caixa facilita produção e aquisição de imóveis

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil