O Estado de S. Paulo

Calha Norte cresce e vira destaque como destino de verba do orçamento secreto

- COM LAURIBERTO POMPEU, MATHEUS LARA E GUSTAVO CÔRTES

Pilotado pelo Ministério da Defesa, o Programa Calha Norte se expandiu nos últimos anos e hoje é um dos destinos preferidos das verbas de emendas parlamenta­res, inclusive as do chamado orçamento secreto. Neste ano, todo o Tocantins, além de mais 86 municípios do Pará, foi incorporad­o à área de cobertura do programa, que já atende todo o Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão e de Mato Grosso do Sul. Deputados e senadores pretendem repassar ao Calha Norte R$ 284,6 milhões do orçamento secreto, mais do que havia sido reservado para as emendas parlamenta­res dedicadas à Defesa no início do ano. A alta demanda chamou a atenção de políticos e técnicos que lidam com o Orçamento.

• CRESCE. Esse número vai subir porque as emendas do orçamento secreto ainda estão sendo cadastrada­s. Em 2022, o Calha Norte aumentou em 40% o número de cidades atendidas – são 619. Expansão que lembra a da Codevasf, que sob Jair Bolsonaro chegou ao Amapá – longe do São Francisco, origem do programa.

• QUERO. No sistema de cadastrame­nto de emendas, teve até parlamenta­r querendo enviar verba para o Calha Norte em Estados não atendidos (até agora) pelo programa. É o caso de José Nelto (Podemos-go) que quer enviar R$ 800 mil para a obra da prefeitura de Inaciolând­ia (GO).

• RÁPIDO. No Calha Norte, o Exército pode fazer convênios direto com prefeitura­s, comprar equipament­os e até executar as obras. Procurada, a Defesa informou que compete aos parlamenta­res definir os valores, onde e quais obras serão feitas ou equipament­os adquiridos.

• GRAVIDADE. “Procure um reserva.” Foi assim que Bolsonaro avisou Hamilton Mourão que ele não seria o seu vice na campanha de 2022. A expressão tem origem militar – Bolsonaro e Mourão são egressos da brigada paraquedis­ta – e significa acionar o equipament­o de segurança. E assim, Mourão pegou a candidatur­a ao Senado. Ele contou em entrevista à Rádio Guaíba.

• ERA. O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) vai se aposentar da política. Seu mandato acaba neste ano e ele não vai tentar de novo. Vai comandar as campanhas dos filhos, Fernando Coelho, para deputado, e Miguel Coelho, que se lança ao governo de Pernambuco.

LZEN. Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato a governador do Rio, minimizou os acenos do aliado André Ceciliano (PT) ao rival, o governador Cláudio Castro (PL). “O PT está sólido na aliança”, disse.

• FESTA. A lista restrita de convidados para o casamento de Lula com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, tem gerado ciúmes no PT, sobretudo nas bancadas da Câmara e do Senado.

• FESTA 2. Amigos de Lula estimam que só 10% de seu entorno político estará na festa. Gleisi Hoffmann, Alexandre Padilha, Rui Falcão e Jaques Wagner são alguns dos parlamenta­res contemplad­os. Apoiadores de outros partidos, como Renan Calheiros, não estão na lista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil