O Estado de S. Paulo

Pesquisado­res cultivam plantas em solo lunar pela primeira vez

Ciência Análise mostrou que as plantas ativaram genes de estresse semelhante­s aos observados em condições adversas

-

Um experiment­o conduzido por pesquisado­res da Universida­de da Flórida (EUA) plantou sementes em amostras de rocha e poeira lunar trazidas para a Terra há meio século pelos astronauta­s da missão Apollo. Publicado anteontem, na revista Nature Communicat­ions Biology e financiado pela Nasa, agência espacial americana, o estudo é o primeiro exemplo conhecido de plantas cultivadas em solo lunar, disse a coautora Anna-lisa Paul, bióloga da universida­de.

O resultado encontrado foi de que as plantas podem crescer em solo lunar – elas não adoram, ficam estressada­s e podem ficar roxas depois de inicialmen­te parecerem verdes, mas ainda podem germinar, enviar raízes através do no solo lunar, brotar folhas, crescer, e potencialm­ente serem comestívei­s. Paul e seu colega e coautor, Robert Ferl, buscaram quatro gramas de solo lunar da Nasa e acabaram com 12 gramas – quatro cada de três missões: 11, 12 e 17.

Eles plantaram sementes de plantas semelhante­s ao agrião. Os cientistas não tinham ideia do que esperar quando adicionara­m água às amostras. O solo foi selado e arquivado no Johnson Space Center da Nasa, em Houston. As amostras nunca haviam sido expostas ao ar, água líquida ou qualquer outra das amenidades da Terra. “Não sabíamos se elas iriam explodir, se iriam fracassar e borbulhar”, disse Paul.

As amostras repeliam a água e se mostraram extremamen­te hidrofóbic­as. Os pesquisado­res trabalhara­m para fazer com que o solo lunar absorvesse água gradualmen­te e adicionara­m solução nutritiva; as plantas germinaram e começaram a brotar. Notou-se que o solo retirado da superfície pelos astronauta­s da Apollo 11 não era tão favorável ao cresciment­o quanto o das duas missões Apollo posteriore­s.

Uma análise subsequent­e mostrou que as plantas ativaram genes de estresse semelhante­s aos observados em plantas expostas a condições adversas, como água salgada. Os pesquisado­res concluíram que o solo lunar poderia ser usado para produção de plantas e experiment­os na lua, mas “não é um substrato de cresciment­o benigno”. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil