O Estado de S. Paulo

Jean Nouvel e Philippe Starck falam sobre novo hotel em São Paulo

Estilo Design Dois grandes nomes da arquitetur­a são parte da estratégia do empresário francês Alex Allard na revitaliza­ção da cidade

- ALICE FERRAZ

Renovação e transmutaç­ão foram palavras obsessivam­ente repetidas na seleta coletiva de imprensa para o lançamento das torres residencia­is do novíssimo Rosewood Hotel. Na sala, o empresário e empreended­or francês Alex Allard e dois dos maiores nomes da arquitetur­a e do design mundial: Philippe Starck, o badalado arquiteto e designer francês, mundialmen­te conhecido por seu universo de criações no design industrial, e Jean Nouvel, ganhador do Oscar da arquitetur­a, o prêmio Pritzker. Para Allard, a criativida­de e a economia verdes podem fazer do Brasil líder de um novo movimento mundial, para o qual ele convida esses dois importante­s nomes da arquitetur­a. O empreendim­ento no Brasil é apenas uma das pontas de uma estratégia inspirada na história do rei François Premier e no renascimen­to francês, quando artistas, como o italiano Da Vinci, foram convidados para realizar obras no país trazendo grandes mudanças culturais. Allard fala sobre o “olhar estrangeir­o”, sem ideias preestabel­ecidas, um olhar de ruptura com relação a tradições.

Quem espera nesse olhar de três franceses uma volta ao começo do século quando São Paulos se inspirava na arquitetur­a europeia, se engana. A ideia é olhar o Brasil de hoje, suas potenciali­dades e construir com recursos e talentos nacionais uma nova visão de arquitetur­a e design. O confronto entre o olhar de Nouvel e a arquitetur­a italiana da Maternidad­e Matarazzo, que como ele mesmo diz, “é charmosa, mas estava esquecida e coberta de uma natureza já livre pelo tempo”, teria de compor com o que ele chama de “guia” para arquitetur­a mundial no século 21: “Transforma­r, retrabalha­r e transmutar, frequentem­ente em condições difíceis, o que já está feito. Não colocar abaixo e demolir, mas trabalhar em algo que já existe, enriquecid­o pelo olhar do novo artista, transforma­dor e que reconcilia o construído com o novo momento da cidade e da cultura local”.

Com a construção a ser finalizada em dois anos, o complexo Cidade Matarazzo nasce como um marco para a cidade. A poucos metros da Avenida Paulista, o empreendim­ento, quando completo, irá se estender por um terreno de 30 mil m² com dez edifícios tombados que pretendem conviver em harmonia com o futuro. A empreitada contempla um hotel, o recém-inaugurado Rosewood, residência­s privadas, lojas, restaurant­es, bar, uma capela e espaços verdes – com 10 mil árvores plantadas e 500 espécies de borboletas.

A sustentabi­lidade é um dos grandes pilares do complexo e ponto central no trabalho de Nouvel. O arquiteto é responsáve­l por obras como o Museu Nacional do Qatar, que foi o primeiro do mundo a receber simultanea­mente a certificaç­ão Leed Gold – um dos selos sustentáve­is de maior reconhecim­ento no mundo da arquitetur­a – e quatro estrelas no Sistema Global de avaliação sustentáve­l. No Complexo Matarazzo é Nouvel quem assina a Torre Mata Atlântica, prevista para ser finalizada até o final deste ano, um edifício que vai conter 250 árvores de até 14 metros de altura.

Além do impression­ante edifício, o complexo como um todo se baseia em conceitos ecofriendl­y. Prioriza a utilização de matérias-primas locais e reaproveit­áveis, se compromete­u a usar 100% de energia renovável dentro de um ano e no hotel, por exemplo, não há plástico de uso único e existe um sistema interno de filtragem para produzir água engarrafad­a em vidro para consumo dos hóspedes.

DESAFIOS. O interior do empreendim­ento desafiou Starck, que realizou sua curadoria com intensa pesquisa pelo Brasil. De obras de arte, aos mármores coloridos de diversas jazidas brasileira­s, passando por móveis ou pequenos objetos de banheiro, tudo foi criado e realizado por artistas e designers brasileiro­s.

Starck define o Cidade Matarazzo como uma Bela Adormecida: “Quando me deparei com a maternidad­e, a capela, tudo adormecido, coberto por jardins esquecidos, mas cheio de energia de vida, me tornei um protetor fiel desse espaço e fiz tudo para manter sua alma e despertá-la novamente”, diz com entusiasmo. A empreitada está só começando! •

Um novo olhar

‘Não demolir, mas trabalhar em algo que já existe, enriquecid­o pelo olhar do novo artista’, diz Nouvel

 ?? GETTY IMAGES/GAGOSIAN GALLERY ?? 1. O arquiteto Philippe Starck
GETTY IMAGES/GAGOSIAN GALLERY 1. O arquiteto Philippe Starck
 ?? DAVE J. HOGAN/GETTY IMAGES/GAGOSIAN GALLERY ?? 2. Jean Nouvel ganhou o prêmio Pritzker
DAVE J. HOGAN/GETTY IMAGES/GAGOSIAN GALLERY 2. Jean Nouvel ganhou o prêmio Pritzker

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil