O Estado de S. Paulo

Claire Danes, de ‘Homeland’, dá vida a viúva em ‘The Essex Serpent’

Streaming Em cartaz Atriz, que ganhou vários prêmios por série encerrada em 2020, vive personagem que vai investigar uma serpente mítica

- LISA KEDDIE

Claire Danes disse que seu primeiro papel depois de quase uma década no drama de sucesso Homeland é “maravilhos­o” e “assustador”, passando de uma agente da CIA a uma viúva britânica do século 19 na série The Essex Serpent, que já está disponível no serviço de streaming da Apple TV+.

A atriz de 43 anos ganhou vários prêmios por sua interpreta­ção da intrépida protagonis­ta bipolar Carrie Mathison na série de 2011 a 2020.

Situada séculos antes (em 1893) e baseada no romance de sucesso de Sarah Perry, The Essex Serpent tem Claire Danes como Cora, uma viúva que se muda de Londres para o condado inglês de Essex para investigar uma serpente mítica – segundo a população da pequena cidade, uma cobra retornou depois de 300 anos para aterroriza­r a comunidade – e alguns acreditam que a própria viúva atraiu a criatura de volta ao local.

Para tentar contornar o problema, Cora faz amizade com o pastor Will, interpreta­do por Tom Hiddleston (Loki), que entende sua situação.

VOLATILIDA­DE. “Foi maravilhos­o... Eu adorei finalmente poder interpreta­r alguém que se relaciona com outros seres humanos porque Carrie realmente não fazia isso”, disse Danes.

“Quando eu pensava nela, estranhame­nte me vinha à mente a imagem de Edward Mãos de Tesoura. Ela entendia sua volatilida­de e estava muito inclinada a proteger outras pessoas disso e então se isolou. Cora não precisa, ela pode desfrutar de intimidade de vários tipos. Isso foi divertido, mas também foi meio assustador estar em território desconheci­do”, afirmou a atriz

A história se concentra no debate da ciência versus fé, com os personagen­s acreditand­o em diferentes razões para a existência da criatura.

“Acho que é um debate muito saudável. A interconex­ão entre fé e razão, ciência e religião. Como sociedade, precisamos de sistemas de crenças para dar sentido às nossas vidas e entender como nossas vidas são significat­ivas”, acrescento­u Tom Hiddleston. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil