O Estado de S. Paulo

Cresce suspeita de que avião chinês com 132 a bordo foi derrubado

-

Dados de voo da caixa preta recuperada do avião da companhia China Eastern Airlines que caiu em março, matando 132 pessoas, indicam que alguém no cockpit derrubou o avião intenciona­lmente, afirmou ontem o Wall Street Journal, citando pessoas familiariz­adas com a investigaç­ão preliminar das autoridade­s dos EUA.

O Boeing 737-800 estava viajando em elevada altitude quando de repente mergulhou de nariz, chocando-se contra uma montanha em grande velocidade. Segundo dados do site Flightrada­r24, que monitora voos, o Boeing 737-800 estava a 966 km/h, próximo à velocidade do som.

Uma autoridade de aviação disse que o foco está nas ações da tripulação depois que a investigaç­ão preliminar não encontrou nenhuma indicação de mau funcioname­nto no avião. A Boeing, fabricante do jato, e o Conselho Nacional de Segurança em Transporte­s dos rejeitaram comentar o caso e encaminhar­am perguntas aos reguladore­s chineses.

QUEDA. Em março, o jato Boeing 737-800, que estava indo de Kunming para Guangzhou, se chocou contra as montanhas de Guangxi, após uma queda repentina da altitude, matando todos os 123 passageiro­s e 9 tripulante­s a bordo. Este foi o desastre aéreo mais letal na China em 28 anos. Os pilotos não respondera­m às repetidas ligações de controlado­res de tráfego aéreo e aviões próximos.

A China Eastern Airlines não pôde ser contatada para comentar, mas o Wall Street Journal disse que não surgiram evidências que pudessem determinar se houve problemas com a aeronave do acidente. A Embaixada da China em Washington não respondeu a um pedido para comentar a informação.

A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, disse no dia 10 que os investigad­ores da Boeing viajaram para a China para ajudar a investigaç­ão chinesa. Segundo Homendy, não foi encontrado nenhum problema de segurança que exigisse medidas urgentes. O NTSB também auxiliou os investigad­ores chineses na revisão do gravador de dados de voo. •

Investigaç­ão

Segundo dados da caixa-preta, o Boeing da China Eastern Airlines mergulhou de repente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil