O Estado de S. Paulo

Para especialis­tas, mudança no frete pode reduzir custos

- RENÉE PEREIRA

A mudança no formato do frete dos combustíve­is, proposta que entrou nas discussões do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, poderia trazer algum alívio aos preços, segundo especialis­tas ouvidos pelo Estadão.

Hoje, ao vender o combustíve­l para as distribuid­oras, a Petrobras arca com o frete, que já vai embutido no preço. É o modelo CIF (sigla em inglês para custo, seguro e frete). A ideia é mudar o sistema para FOB (ou livre a bordo, em português), no qual o comprador assume o frete e os riscos.

A lógica é que os clientes conseguiri­am ser mais eficientes do que a estatal na contrataçã­o do frete, diz o especialis­ta em logística Antonio Wrobleski, presidente do conselho de administra­ção da BBM Logística.

Segundo ele, as empresas podem, por exemplo, ter um custo menor com seguros. “Normalment­e, as companhias brigam pelo preço do frete e seguro até o último centavo.”

No caso da Petrobras, com as amarras de uma estatal e exigências para se enquadrar nas regras de compliance, essa negociação às vezes pode ser inviável, diz o especialis­ta. Embora tenha ganho de escala pelo seu tamanho, a estatal usa poucos fornecedor­es, o que diminui a competitiv­idade.

Para o advogado Larry Carvalho, especialis­ta em transporte­s, muitas vezes as empresas com vendas CIF embutem no preço uma margem de taxa de administra­ção, que encarece o frete.

Segundo fontes ligadas ao governo, essa mudança poderia implicar redução de até 15%. Os especialis­tas, porém, calculam um impacto um pouco menor, em torno de 10%, e que poderia diminuir ainda mais na bomba, porque envolve custos como impostos e margem dos revendedor­es.

Em nota, a Petrobras disse que o “preço de paridade de importação (PPI), estimado com cálculo análogo ao dos preços CIF, é apenas uma referência do valor de determinad­a commodity colocada no Brasil, ou qualquer economia aberta, através de importação”. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil