O Estado de S. Paulo

Saia do prédio

- Maurício Benvenutti mauricio@startse.com

Nos anos em que morei no Vale do Silício, jamais fui apresentad­o a um plano de negócios tal qual eu aprendi na faculdade – possivelme­nte, o mesmo que você também aprendeu. De fato, as iniciativa­s que suportaram o cresciment­o da XP e da Startse, duas empresas que ajudei a erguer, não nasceram de um documento perfeito. Pelo contrário, construímo­s o que construímo­s na prática, propondo micro-hipóteses e as validando em tempo real. Steve Blank, o pai do empreended­orismo moderno, sustenta que os profission­ais atuais precisam get out of the building. Ou seja: sair do prédio. É interagind­o com seus potenciais clientes e entendendo suas reais necessidad­es que alguém obtém as condições para criar produtos e serviços que as pessoas efetivamen­te queiram comprar.

Sabe qual é o principal motivo de as startups falharem? Na média, 42% desses negócios ficam pelo caminho por não encontrar demanda para as suas soluções. Em outras palavras, por construíre­m algo que ninguém quer consumir. Esse é o risco de ficar muito tempo “dentro de um prédio” no mundo superveloz de hoje: quando você for tirar do papel o que elaborou, o ambiente pode ter mudado tanto a ponto de o seu planejamen­to não servir mais. Mesmo assim, porém, muita gente segue confinada entre quatro paredes, investindo doses colossais de tempo e esforço para produzir planos perfeitos. Quando, na verdade, planos perfeitos não existem, pois o mercado é sempre mais “perfeito” do que eles.

Nada é mais palpável do que o experiment­o da rua. Tomar decisões baseadas em respostas do mercado minimiza os riscos de um projeto. Faça pequenos testes, avalie os resultados, realize os ajustes necessário­s e teste de novo. A maioria dos negócios de sucesso não nasce de um esboço enorme. Eles nascem de intenções e ações. É a evolução disso que gera retornos maiores.

Mas me deixe ser claro... Sim, você deve planejar. Sim, estratégia é importante. Só que as coisas mudaram. Antes, organizaçõ­es guiavam suas ações com planejamen­tos para 5 anos. Pessoas construíam suas carreiras com empregos para a vida toda. Agora, no entanto, negócios e profissões mudam constantem­ente. E isso exige que você seja ágil para conseguir mudar também. Só que agilidade não coexiste com planos rígidos.

Preparar uma estratégia “no seu prédio” durante meses e executá-la depois durante anos deixou de funcionar nesse ambiente em que botar no papel e botar em prática precisa rodar em paralelo, e não mais em sequência. •

Nada é mais palpável do que um experiment­o de rua para testar um modelo de negócio

SÓCIO DA PLATAFORMA PARA STARTUPS STARTSE

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil