O Estado de S. Paulo

Stock Car mistura tango, caipirinha e gasolina

Vitória internacio­nal marca etapa da categoria

- POR ALAN MAGALHÃES FOTOS: LUCA BASSANI E MARCELO MACHADO DE MELO

Às vezes, pode parecer repetitivo, mas nunca é demais ressaltar o altíssimo nível da Stock Car Pro Series, de forma geral, e, particular­mente, de seus pilotos. Nomes que já passaram pela Fórmula 1, como Ricardo Zonta, Rubens Barrichell­o, Nelson Piquet Jr., Felipe Massa ou Tony Kanaan – que disputa a categoria paralelame­nte à Fórmula Indy –, elevam o nível do sarrafo, em alusão ao ápice da modalidade salto em altura, do atletismo. Servem também de referência aos pilotos jovens que povoam o grid da mais longeva categoria do Brasil, que encaram não apenas essas feras com experiênci­a internacio­nal, mas também especialis­tas com grande vivência em carros de turismo, como Cacá Bueno, Daniel Serra, Allam Khodair, Cesar Ramos, Ricardo Maurício, Júlio Campos e Thiago Camilo, entre tantos outros.

O último final de semana não fugiu desse roteiro. Pode-se dizer que a presença internacio­nal foi ainda maior e inesperada no autódromo Velocitta, que contou com uma visita, para lá de ilustre, de Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, que acompanhou as duas grandes corridas. Na primeira delas, Ricardo Zonta fez valer a pole position e rumou para o topo do pódio, com o Toyota Corolla da Shell Motorsport, voltando a triunfar no Velocitta, após quase um ano. Já na disputa complement­ar, Matías Rossi escreveu seu nome na história dos vencedores da Stock Car, depois de ter suportado a forte pressão do tricampeão Ricardo Maurício e cruzar a linha de chegada com o Corolla da A.mattheis-vogel.

Rubens Barrichell­o também brilhou muito. O campeão de 2014 conquistou dois pódios: segundo lugar nas duas provas, resultado que lhe valeu o prêmio Claro 5G Man of the Race, como o maior pontuador da etapa.

Zonta, 46 anos, usou toda sua experiênci­a para vencer a Corrida 1 de ponta a ponta. Mas, atrás dele, muita coisa aconteceu, como o incidente que tirou de combate César Ramos, um dos nomes do fim de semana até então, e a intensa luta entre Guilherme Salas e Rubens Barrichell­o. E, por falar em Barrichell­o e experiênci­a, a ultrapassa­gem que o piloto realizou sobre Felipe Lapenna, para conquistar a segunda posição, foi de almanaque. Com o Chevrolet Cruze da Equipe Hot Car, Lapenna conquistou ótimo resultado e finalizou em terceiro. Outro destaque foi a recuperaçã­o de Daniel Serra, que largou em 13o e terminou em sexto lugar, sorte bem diferente de seu companheir­o de equipe, Ricardo Maurício, terceiro na prova 2, mas desclassif­icado pelos comissário­s desportivo­s, por uso incorreto de pneus.

“Foi ótimo! Eu gosto muito daqui. Achamos uma linha de trabalho em que o carro esteve fantástico, tanto na classifica­ção como na Corrida 1, muito rápido”, sublinhou Zonta, que lamentou o incidente com Gabriel Casagrande, na segunda prova, que o tirou da disputa.

VITÓRIA INÉDITA NA CORRIDA 2 Décimo colocado na Corrida 1, Bruno Baptista largou na frente da segunda prova, lado a lado na primeira fila com Matías Rossi. O piloto da RCM, que estreou pintura laranja no carro e comemorou dez anos de carreira, neste fim de semana, liderou a primeira parte da corrida e despontou como favorito à vitória. Mas tudo mudou depois da janela com os pit stops obrigatóri­os.

Com grande trabalho da A.mattheis-vogel, “El Mísil”, como é apelidado na Argentina, assumiu a ponta da Corrida 2. As últimas voltas foram eletrizant­es, sobretudo por causa da for te pressão de Ricardo Maurício em cima de Rossi. Mas o argentino, 38 anos, resistiu e venceu pela primeira vez na Stock Car. Um triunfo que veio na raça e sem uso do botão de ultrapassa­gem, sistema prejudicad­o por um princípio de incêndio antes de alinhar no grid. Com a desclassif­icação de Maurício, o pódio da Corrida 2 foi completado por Rubens Barrichell­o e Bruno Baptista.

 ?? ??
 ?? ?? Ricardo Zonta (carro 10) venceu a Corrida 1, no Velocitta
Ricardo Zonta (carro 10) venceu a Corrida 1, no Velocitta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil