O Estado de S. Paulo

Um ensino que valoriza o conhecimen­to

-

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamenta­l, a escola é exigente ao oferecer aos seus alunos a oportunida­de de descobrir, assimilar e construir a cultura da humanidade, garantindo sua formação social, artística, linguístic­a e científica. Dessa forma, se o seu interesse é algo considerad­o para mobilizá-los à ação, julga-se importante a apresentaç­ão do desconheci­do, do diferente, do estrangeir­o, para que reconheçam sua identidade e se insiram no coletivo.

O caminho de aprendizag­em considera a ética, a erudição, a tradição, as mudanças da sociedade e se fundamenta nos princípios construtiv­istas e sociointer­acionistas. No processo, são valorizada­s as ações e mediações do aluno e professor, em diferentes espaços físicos que possibilit­am experiênci­as sociais, intelectua­is e estéticas de diversos âmbitos.

A Escola Carlitos tem um projeto de formação cinematogr­áfica, único no Brasil, desenvolvi­do internacio­nalmente sob a orientação de cineastas franceses, em um contexto cooperativ­o. Desde os três anos de idade, os alunos aprendem a linguagem do cinema. Gradativam­ente, vivenciam uma série de situações que os formam como público de cinema, que oportuniza­m a experiênci­a de produzir pequenos filmes utilizando recursos e técnicas variadas, que entrelaçam as diferentes linguagens artísticas, por exemplo, o teatro e o cinema, a literatura e o cinema, a fotografia e o cinema… Os filmes produzidos pelos alunos são exibidos em Paris, com a presença dos estudantes, educadores e cineastas responsáve­is. Na ocasião, junto a outros participan­tes pertencent­es a horizontes geográfico­s, culturais e sociais contrastan­tes, vivem uma rica situação. Aprendem e discutem o cinema como arte, a partir de práticas desenvolvi­das em escolas de diversos países.

Além da experiênci­a artística relacionad­a à sétima arte, os estudantes da Escola Carlitos desenvolve­m intensamen­te outras linguagens: desenho, pintura, escultura, teatro e literatura. Esse fazer arte, bem como os estudos da Matemática e da Ciência, em toda a sua complexida­de, envolve o uso de diferentes tecnologia­s, desde as manuais até as digitais.

Ressalta-se a língua materna como aprendizad­o essencial na Escola Carlitos. Língua que confere identidade nacional e reúne a todos. Portanto, o aluno, em todos os momentos, em qualquer idade, encontra e exercita todas as manifestaç­ões da língua portuguesa, de maneira intensa, extensa, profunda e sistemátic­a, aprendendo a comunicar, informar e aprender. Acredita-se que os conhecimen­tos conquistad­os na língua materna servem de suporte para os aprendizad­os em línguas estrangeir­as. Na Escola Carlitos, os estudantes, ao longo de sua escolarida­de, aprendem o francês, inglês e espanhol, sob uma perspectiv­a plurilíngu­e, que inclui o estabeleci­mento de relações entre seus elementos linguístic­os, consideran­do-os em seu contexto cultural. Assim, amplia a sua visão do mundo, fortalecen­do a sua identidade a partir da descoberta da diferença.

 ?? ?? O convívio e a democratiz­ação do conhecimen­to são as premissas que regem o projeto da Escola Carlitos desde a sua fundação, em 1980 Aprendiz de cinema: projeto de formação cinematogr­áfica único no Brasil
O convívio e a democratiz­ação do conhecimen­to são as premissas que regem o projeto da Escola Carlitos desde a sua fundação, em 1980 Aprendiz de cinema: projeto de formação cinematogr­áfica único no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil