O Estado de S. Paulo

Parte da esquerda prega voto útil em Flávia Arruda contra Damares

Ex-ministras de Bolsonaro disputam vaga no Senado pelo Distrito Federal e estão empatadas, diz pesquisa Ipec

- LAURIBERTO POMPEU

Uma parte da esquerda deflagrou movimento pelo voto útil em Flávia Arruda (PL), ex-ministra da Secretaria de Governo (Segov) de Jair Bolsonaro (PL), na disputa pelo Senado no Distrito Federal. O apoio inusitado acontece diante da possibilid­ade de Damares Alves (Republican­os), outra ex-ministra de Bolsonaro, ganhar a eleição.

De acordo com pesquisa Ipec divulgada na terça-feira, as duas estão com 28% das intenções de voto. Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada na semana passada, Damares estava com 21% das intenções de voto. Nesta semana, ela cresceu sete pontos enquanto Flávia manteve os mesmos 28%. A candidata do PT, Rosilene Correa, alcançou 12% no levantamen­to.

A disputa também divide a base bolsonaris­ta no DF. A primeira-dama Michelle Bolsonaro apoia Damares, já a ex-mulher do presidente, Ana Cristina Valle, mãe de Jair Renan, postou uma foto ao lado de Flávia e anunciou apoio. Bolsonaro evita se envolver na disputa e não declarou voto em nenhuma das duas. Militantes de esquerda em Brasília iniciaram um movimento de migração do voto para Flávia nas redes sociais. Ganharam apoio até mesmo fora do DF. O ator Antonio Tabet, fundador do Porta dos Fundos, e Joanna Maranhão, ex-nadadora olímpica, afirmaram que a candidata do PT deve ser esquecida e pregaram um “voto útil”.

Embora as duas tenham sido ministras de Bolsonaro, Damares, que comandou a pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, é mais rejeitada pelos eleitores progressis­tas. A candidata do Republican­os é conhecida por entrar em confronto com pautas caras à esquerda e critica de forma recorrente o aborto e feminismo.

A ideia do voto útil em Flávia Arruda, porém, não é unanimidad­e nos partidos de oposição a Bolsonaro. Pedro Ivo Batista, candidato a senador pela federação REDE-PSOL, disse no Twitter que votar em Damares ou Flávia é “perpetuar a destruição do nosso Cerrado”. Em resposta, Flávia declarou que, se eleita, pode “construir um diálogo” com Pedro Ivo. Em outra postagem, a deputada do PL procurou se distanciar do bolsonaris­mo e disse que é “independen­te” e não carrega “ismos” na sua história. Procurada pelo Estadão, a candidata do PL disse que não tinha conhecimen­to das postagens e depois as apagou.

A deputada Flávia Arruda é do mesmo partido de Bolsonaro, mas costuma se afastar das pautas ideológica­s identifica­das com o bolsonaris­mo e não se envolve em confrontos com movimentos sociais.

Embora o PL hoje abrigue o presidente, a sigla já foi base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A legenda faz parte do Centrão, grupo de partidos que apoiam qualquer governo em troca de cargos. Flávia é mulher de José Roberto Arruda, ex-senador e ex-governador do DF. Ele foi preso e perdeu o cargo de governador após ser flagrado em vídeo recebendo propina. Neste ano, o marido de Flávia tenta uma vaga como deputado federal.

Candidatas disputam voto da direita, mas Flávia diz que, se eleita, conseguiri­a falar com progressis­tas

‘DE DIREITA’. Em resposta ao movimento de voto útil na adversária, Damares reforçou que é “a candidata da direita, do conservado­rismo e do bolsonaris­mo”.

O Distrito Federal é uma das poucas unidades da federação onde Bolsonaro tem a preferênci­a das intenções de voto. De acordo com pesquisa Ipec, o presidente tem 46% ante 32% de Lula. “Brasília é Bolsonaro e Damares. O meu cresciment­o nas pesquisas é explicado pelas minhas propostas, pela minha história, pelas minhas lutas e por representa­r as famílias do DF”, disse a ex-ministra ao Estadão.

Surpreendi­da pelo movimento pró-flávia, a candidata petista Rosilene Correa foi para as redes tentar conter a perda de apoio e pediu aos eleitores que mantenha o voto do partido de Lula.l

 ?? FLAVIA ARRUDA / FACEBOOK ?? Flávia em campanha: aproximaçã­o com esquerda
FLAVIA ARRUDA / FACEBOOK Flávia em campanha: aproximaçã­o com esquerda
 ?? DAMARES ALVES / FACEBOOK ?? Damares pede voto no DF: conservado­rismo
DAMARES ALVES / FACEBOOK Damares pede voto no DF: conservado­rismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil