O Estado de S. Paulo

Ucrânia rejeita perder regiões e aconselha soldados russos a fugir

-

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, respondeu em tom de desafio e com um toque de bravata à anexação de 15% de seu território pela Rússia. Falando aos soldados russos, Zelenski foi ameaçador: “Se querem viver, corram”, afirmou. “Se vocês querem viver, se rendam. Se querem viver, lutem nas ruas de seu país por sua liberdade.”

Depois da contraofen­siva na região de Kharkiv, a iniciativa no campo de batalha pende agora para o lado da Ucrânia, afirmam analistas militares. As tropas ucranianas têm pressionad­o a partir de várias direções a cidade de Liman, sob controle russo, no leste, e parecem ter estabeleci­do um cerco completo.

Se soldados russos forem capturados ou forçados a fugir, isso representa­ria uma derrota embaraçosa em uma região que eles estão se mobilizand­o para declarar parte de seu território. “A queda de Liman também minaria as linhas de defesa russas no leste da Ucrânia”, escreveu o Instituto para o Estudo da Guerra, um grupo de análise dos EUA.

BOMBARDEIO­S. Ucranianos comuns, prontos para esperar o pior da Rússia depois dos bombardeio­s de áreas civis e da descoberta de covas coletivas em território­s retomados pelo Exército da Ucrânia, estão aflitos. Muitos expressam em redes sociais o medo de uma guerra nuclear.

“O próximo ataque será nuclear, em breve”, afirmou o músico Stanislav Kotliar no Facebook. “Esta é a principal razão pela qual mandei as pessoas que amo para a Alemanha, apesar de elas quererem ficar na Polônia: para afastálas da nuvem radioativa.”

Analistas e ex-autoridade­s de segurança consideram a ameaça nuclear da Rússia um sinal de fraqueza, em vez de força. Oleksandr Daniliuk, exsecretár­io do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, afirmou que, se as linhas de defesa russas entrarem em colapso, depois da chegada da mobilizaçã­o de reservista­s da Rússia, aumenta o risco de um ataque nuclear tático.

“Para Putin, seria uma ilusão pensar que a Ucrânia e o

Alto risco Muitos ucranianos expressam em redes sociais o medo de uma guerra nuclear

Ocidente recuarão. É importante continuar retomando território. É isso o que Putin está tentando evitar. Então, é isso o que devemos fazer.” •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil