O Estado de S. Paulo

Juscelino admite uso do orçamento secreto e relação com empresário

Ministro diz conhecer ‘há mais de 20 anos’ Eduardo Imperador, apontado pela PF como sócio oculto de firma beneficiad­a por emenda

- D.W., J.A., V.V. e T.L.

Em nota enviada ao Estadão, o ministro das Comunicaçõ­es, Juscelino Filho, confirmou ter enviado verba do orçamento secreto para asfaltar a estrada que passa por sua Fazenda Alegria. Ele também admitiu conhecer o empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo Imperador, apontado pela Polícia Federal como sócio oculto da empresa Construser­vice, que receberá pelo serviço. “É conhecido de Juscelino Filho há mais de 20 anos, antes mesmo de se tornar parlamenta­r”, destaca a nota encaminhad­a pela assessoria do ministro.

Juscelino disse que as fazendas beneficiad­as pela obra estão desde os anos 1980 nas mãos de sua família. Mas observou, por meio de sua assessoria, que elas são cercadas por “inúmeros povoados”. “Considerar que a estrada de 19 km de extensão, que recebeu, sim, recursos de emenda do parlamenta­r via convênio com a Codevasf, beneficiou apenas sua propriedad­e é no mínimo leviano, uma vez que a estrada liga os povoados de Estirão e Jatobá”, diz um trecho do comunicado. Dos R$ 7,5 milhões enviados por ele, R$ 5 milhões são para fazer o trecho que o beneficia.

Os laços familiares e afetivos do ministro com a região são “profundos”, segundo a nota. “É natural e previsível que na qualidade de parlamenta­r, Juscelino Filho tenha o compromiss­o de levar recursos para a região, sua base política”. O titular das Comunicaçõ­es assinalou que as propriedad­es rurais da família “são frutos de investimen­tos realizados ao longo de décadas” e passam “de pai para filhos”.

PREFEITURA. O secretário de Administra­ção de Vitorino Freire, Josué Lima de Alencar, afirmou que a escolha das estradas para receber o asfalto foi feita pelo município e que a empresa foi selecionad­a de acordo com os pré-requisitos da licitação.

“Licitação pública não tem escolha de prefeito, não tem escolha de deputado. O senhor é repórter, deve saber como é feita uma licitação, né?”, perguntou. Alencar desligou o telefone quando questionad­o por que a prefeitura decidiu asfaltar a estrada que passa em frente à fazenda de Juscelino.

O Estadão tentou localizar a prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende (União Brasil). As mensagens não foram respondida­s. Irmã de Juscelino, ela aparece nos registros oficiais como dona de ao menos um dos imóveis cortados pela estrada que será pavimentad­a com verba enviada pelo ministro. Os demais pertencem a Juscelino ou à mulher dele. Em Vitorino Freire, o haras está em nome de Luanna.

Procurado, o advogado Tharick Santos Ferreira, que atua na defesa da Construser­vice e de Eduardo Imperador, não se manifestou. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil