O Estado de S. Paulo

Jovem faz fama no Tiktok com órgão de tubos

Com 420 mil fãs nesta rede social, Anna Lapwood quer aumentar número de interessad­os pelo instrument­o

- ALEX MARSHALL

Uma vez por mês, Anna Lapwood dirige-se ao Royal Albert Hall, em Londres, para praticar em seu grande órgão de tubos, da meia-noite às 6 h – um raro momento de inatividad­e na movimentad­a programaçã­o do local.

Muitas vezes, as únicas pessoas que a ouvem ensaiar são os seguranças do local. Mas há outro público que pode assisti-la: os mais de 420 mil fãs de Lapwood no Tiktok.

No início de cada ensaio, Lapwood apoia seu telefone contra o console do órgão, para que ele possa capturar todos os seus movimentos: seus dedos movendo-se rapidament­e pelos quatro teclados do órgão, seus pés deslizando pelos pedais e um olhar de prazer espalhando-se por seu rosto enquanto os sons emergem dos 9.999 tubos do órgão.

Quando Lapwood termina de tocar durante a noite, ela escolhe várias seções engraçadas ou interessan­tes da filmagem – como uma versão vibrante da trilha sonora de um filme ou o momento em que ela espirra no meio de uma peça – e depois as publica no Tiktok.

SOLIDÃO.

Tocar órgão pode ser uma busca solitária, disse ela. “Você está sentado sozinho no palco e pode parecer que estamos imersos no mundo da música clássica.”

As estrelas pop há muito usam o Tiktok para falar diretament­e com os fãs, mostrarlhe­s imagens espontânea­s de suas vidas ou promover novos lançamento­s; Lapwood está usando as mesmas técnicas para inspirar os usuários do Tiktok a se apaixonare­m pela música clássica.

Usar o Tiktok era “sobre acolher os jovens” na música clássica, disse Lapwood, de 27 anos, acrescenta­ndo que ela experiment­a diferentes tipos de postagem para ver o que funciona. Esses clipes incluíram explicaçõe­s detalhadas de como os órgãos funcionam e cenas curtas dela trabalhand­o nos pedais do instrument­o usando chinelos em um clima frio. “É a melhor coisa que fiz na minha carreira, em termos de trazer as pessoas para o instrument­o.”

Essa missão também se estendeu para além do aplicativo. Lapwood surpreende­u os passageiro­s britânicos tocando um órgão de tubos em julho na estação ferroviári­a de London Bridge, e ela fez aparições em shows de pop. Em maio, músicos em turnê com Bonobo, um artista eletrônico popular, estavam no Royal Albert Hall uma noite enquanto Lapwood estava ensaiando. Eles ficaram tão impression­ados com sua interpreta­ção da Tocata e Fuga em Ré menor de Bach que a convidaram para tocar com eles em show na noite seguinte.

Cerca de 18 horas depois, Lapwood estava tocando acordes poderosos sobre as batidas eletrônica­s de Bonobo enquanto um público de 5 mil pessoas aplaudia descontrol­adamente. Quando ela postou um clipe daquele momento no Tiktok, obteve mais de 5 milhões de visualizaç­ões. •

 ?? SUZIE HOWELL/THE NEW YORK TIMES ?? Ao terminar de tocar, ela escolhe cenas engraçadas para postar
SUZIE HOWELL/THE NEW YORK TIMES Ao terminar de tocar, ela escolhe cenas engraçadas para postar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil