O Estado de S. Paulo

Imóveis sustentáve­is são tendência de mercado nacional e internacio­nal

-

A sociedade tem buscado alternativ­as para um mundo melhor e mais ecológico. No setor imobiliári­o, as construçõe­s sustentáve­is são a grande aposta para minimizar impactos ambientais, além de promover mais qualidade de vida e economia à população. Elas englobam a segurança e saúde dos operários, cuidados com a vizinhança e com o bairro, ações menos predatória­s ao meio ambiente, controle de poluição provenient­e da obra e gestão de resíduos, entre outras coisas.

A tendência, que veio para ficar, já exerce grande influência na hora de escolher um local para morar. Uma pesquisa desenvolvi­da pela Associação Brasileira de Incorporad­oras Imobiliári­as (Abrainc) indica que 57% das pessoas entrevista­das afirmam possuir interesse em imóveis com espaços arejados e integrados com a natureza de alguma forma.

Assim, o paisagismo com foco em áreas mais verdes ganha mais adeptos. Os telhados verdes, por exemplo, são uma boa alternativ­a para alcançar esse objetivo em meio à urbanidade das grandes cidades. A partir deles, é possível cultivar diferentes vegetações e diminuir a temperatur­a ambiente do espaço, além de reter a água da chuva. O uso da energia renovável também é uma forma de construir ambientes mais sustentáve­is. A Agência Internacio­nal de Energia (IEA) acredita que a produção de energia renovável mundial vai dobrar até 2027 e se tornar a maior fonte de eletricida­de, ultrapassa­ndo o carvão.

Atualmente, temos como destaque a China. O país vivencia uma transição energética e vem se destacando como a região que mais investe em fontes renováveis. Outros países, como Estados Unidos e Índia, também ocupam posições de destaque quando se trata do assunto. Trazendo a discussão à realidade brasileira, o uso de fontes limpas de energia ainda é tímida, em comparação a outros países, mas também vem crescendo. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltai­ca (Absolar) afirma que, até o momento, existem mais de 1,5 milhão de pontos de geração para distribuiç­ão de energia solar no país, sendo que 78,7% dessas conexões estão em residência­s.

Construçõe­s sustentáve­is são a nova realidade, sim, e sinônimo de estratégia. É pensar que, a partir de ações como essas, poderemos, aos poucos, mudar o mundo e obter posição de destaque em competitiv­idade e economia, além de reduzir os custos operaciona­is a longo prazo.

 ?? ?? Projetos ecológicos geram inúmeros benefícios ambientais e sociais, além de reduzirem custos operaciona­is a longo prazo
Projetos ecológicos geram inúmeros benefícios ambientais e sociais, além de reduzirem custos operaciona­is a longo prazo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil