O Estado de S. Paulo

Ron DeSantis ainda não pode ser descartado

- RICH LOWRY É JORNALISTA

Apesar dos céticos, a candidatur­a do governador da Flórida, Ron DeSantis, ainda tem força. Se Donald Trump é favorito, ainda é cedo para declará-lo inevitável. Como DeSantis fará sua campanha será decisivo.

Primeiro, ele terá de arrecadar muito dinheiro desde o início, continuar a colecionar apoio de autoridade­s estaduais e conquistar corações e mentes de ativistas e organizado­res de eventos republican­os nos primeiros Estados das primárias.

Nada disso é fácil. Mas, com apoio significat­ivo de doadores republican­os, é factível. Mais do que isso, um candidato presidenci­al precisa de uma narrativa pessoal que se encaixe com sua mensagem política.

Quem é DeSantis? Ele passou os últimos meses falando sobre seu histórico na Flórida mais do que sobre si mesmo, o que é admirável de certa forma. Mas as políticas não contam uma história. Muito se tem falado sobre o distanciam­ento de DeSantis. Não há dúvida de que ele não é um político estilo Bill Clinton, que se alimenta de pessoas. Para ele, a política de varejo é claramente um trabalho duro, mas que precisa ser feito.

Ele precisará também firmar os pés em questões complicada­s nas primárias republican­as. Grande parte de seu discurso anti-Trump será baseada na elegibilid­ade. Não há dúvida de que o ex-presidente jogou fora uma corrida que poderia vencer em 2020 – DeSantis precisará dizer que ele realmente perdeu – e teve uma grande influência no decepciona­nte desempenho nas eleições legislativ­as de meio de mandato do Partido Republican­o, no ano passado.

RISCOS. Com toda a probabilid­ade, DeSantis teria muito mais facilidade para vencer Biden do que Trump, com base apenas no contraste geracional. Mas há limites para esse argumento. Trump também é competitiv­o com Biden nas pesquisas.

O risco para DeSantis é que sua candidatur­a assuma a condição de favorito do establishm­ent, quando ele está perseguind­o um populista insurgente que, por um acaso, já foi presidente dos EUA. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil