O Estado de S. Paulo

Rússia acerta envio de armas nucleares para Belarus

Caso transferên­cia seja concluída, será a primeira vez desde 1991 que a Rússia terá arsenal atômico fora de seu território

-

O ditador de Belarus, Alexander Lukashenko, aliado do presidente russo, Vladimir Putin, disse ontem que Moscou já começou a enviar armas nucleares táticas para o território belarusso. O anúncio veio horas após os dois países assinarem um pacto para guardar os artefatos em uma base.

No anúncio feito em Moscou, Lukashenko não informou se alguma das armas já chegou ao país. Não se sabe se existe um cronograma para a transferên­cia, nem quantas seriam transporta­das. A instalação para armazená-las estaria pronta em 1.º de julho, de acordo com afirmações de Putin.

Se confirmada a informação, será a primeira vez que armas nucleares da Rússia serão armazenada­s fora de suas fronteiras desde o colapso da União Soviética, em 1991. O primeiro sinal de que o envio poderia acontecer veio ainda em março, quando Putin anunciou que mandaria para Belarus um número não especifica­do de armas.

A ameaça de armas nucleares tem sido utilizada por Putin desde que ele ordenou a invasão na Ucrânia, em fevereiro do ano passado. Autoridade­s dos EUA afirmam que não viram nenhum esforço do país até então para mover ou empregar suas armas nucleares, mas as preocupaçõ­es permanecem.

Segundo avaliação do New York Times, a transferên­cia em si não afeta a ameaça nuclear já existente, porque essas armas podem atingir território­s ao redor mesmo estando na Rússia. Por outro lado, segundo o analista militar Aliaksandr Alesin, uma vez em Belarus, elas seriam capazes de atingir Ucrânia, Polônia, os países bálticos e partes da Alemanha.

ARSENAL. O governo dos EUA acredita que a Rússia possua cerca de 2 mil armas nucleares táticas, incluindo bombas que podem ser transporta­das por aeronaves, ogivas para mísseis de curto alcance e projéteis de artilharia.

As armas nucleares táticas se destinam a destruir tropas e armas inimigas no campo de batalha, mas têm alcance curto e poder de destruição menor que ogivas nucleares instaladas em mísseis estratégic­os de longo alcance, capazes de destruir cidades inteiras.

Putin argumentou que, ao implantar suas armas nucleares táticas em Belarus, a Rússia segue o exemplo dos EUA, observando que os americanos têm armas nucleares em bases na Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil