O Estado de S. Paulo

Mês deve terminar com mais frio em São Paulo e em todo o País

De acordo com a empresa brasileira de meteorolog­ia, frente fria começa a causar chuva no Sul do Brasil já a partir de amanhã

- RENATA OKUMURA

Passados os dias gelados da semana passada, com recorde de baixas temperatur­as em algumas cidades, principalm­ente das Regiões Sudeste e Sul do País, nos últimos dias, apesar das madrugadas ainda frias, as tardes estiveram um pouco mais quentes. No entanto, a trégua do frio vai durar pouco, pois uma nova frente fria promete derrubar as temperatur­as e ainda trazer chuva para algumas regiões do País, incluindo São Paulo.

“O ar frio intenso saiu do Brasil, o que permitiu a elevação da temperatur­a nesta semana. No entanto, esse calorzinho não vai durar muito tempo. O radar já mostra uma forte massa de ar frio de origem polar para os últimos dias de maio e começo de junho”, afirma a Climatempo.

De acordo com a empresa brasileira de meteorolog­ia, a frente fria que vai trazer a nova onda de frio começa a provocar chuva no Sul do Brasil a partir de amanhã. A fronteira de

Mato Grosso do Sul com o Paraguai também já terá pancadas de chuva, em razão da mudança climática.

Entre domingo e quarta-feira que vem, esta frente fria deve avançar sobre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, provocando um pouco de chuva em vários Estados. A chuva, porém, não vai se estender por muito tempo.

INVERNO. “Essa frente fria tem caracterís­ticas de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil. O ar frio deve se espalhar não só sobre a Região Sul, mas sobre a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste. É possível que o ar polar avance até Rondônia e Acre, provocando o fenômeno da friagem”, afirma ainda a Climatempo.

Embora ainda seja cedo para estimar temperatur­as com precisão, a queda da temperatur­a já começará a ser sentida a partir de amanhã no Sul do País. Em áreas do Mato Grosso do Sul até o sul de São Paulo, os termômetro­s devem registrar valores mais baixos durante a tarde e a noite de domingo. A empresa brasileira de meteorolog­ia afirma que não há indicativo de que possa nevar no Sul do País. Mas, as condições para geada voltarão a aumentar nos últimos dias do mês, podendo também atingir São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Entre segunda-feira e a sexta da semana que vem, o ar frio deve se espalhar sobre o centro-sul do Brasil, conforme prevê a Climatempo.

Perto do inverno Entre segunda e sexta, o ar frio deve se espalhar sobre o centro-sul, conforme a Climatempo

CAPITAL. A cidade de São Paulo não registra chuva significat­iva desde 10 de maio, não havendo previsão também para estes dias.

Segundo o Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s (CGE), o Município ainda permanece em estado de atenção para baixas temperatur­as, decretado pela Defesa Civil Municipal, desde 11 horas do dia 11 de maio. O último recorde de temperatur­a mínima do ano ocorreu em 16 de maio com 9,8°C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela observada em um único local, ocorreu em Parelheiro­s, na zona sul, com 3,9°C, na mesma data.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil