O Estado de S. Paulo

Muhammad Ali, um bom espelho para Vini Jr.

- WILSON BALDINI JR.

E1967, Muhammad Ali, então com 25 anos e boxeador, negou-se a servir o exército americano na Guerra do Vietnã. “Por que me pedem para vestir um uniforme e me deslocar 10 mil milhas para lançar bombas e balas no povo marrom do Vietnã, enquanto os negros de Louisville são tratados como cachorros, sendo-lhes negados os mais elementare­s direitos humanos? Não, não vou viajar 10 mil milhas para ajudar a assassinar e queimar outra nação pobre para que simplesmen­te continue a dominação dos senhores brancos sobre os povos de cor mais escura mundo afora. É hora de tais males chegarem ao fim.”

Ali foi condenado à prisão, pagou multa, foi acusado de ser antipatrio­ta, covarde e perdeu o título mundial dos pesos pesados. Sofreu todos os tipos de ataques, afinal como um negro, vindo de uma família pobre, poderia ir contra o chamado do governo americano?

Ali enfrentou a Justiça dos Estados Unidos sem dar um passo para trás, mas não teve esta atitude sozinho. Ele contou com o apoio de lideranças de outras modalidade­s esportivas do país como Bill Russell e Kareem Abdul-Jabbar, do basquete, e ainda Jim Brown, do futebol americano.

Em 1970, Ali retomou a carreira e nunca deixou de manter sua trajetória de ativista, lutando contra o racismo, com base nas doutrinas de Malcolm X e Martin Luther King, de quem foi amigo pessoal.

Vinícius Júnior, não desista jamais e siga de cabeça em pé. Junte-se a LeBron James, Mbappé, Serena Williams, Lewis Hamilton, Usain Bolt, Floyd Mayweather, Teddy Riner, Simone Biles e tantos outros atletas negros – importante­s ou não – em um movimento mundial. Unidos, vocês serão mais fortes. Unidos, calarão os criminosos que insistem em permanecer no obscuranti­smo do racismo. Unidos, vocês serão invencívei­s.

 ?? REGINALDO MANENTE/ESTADÃO–16/9/1971 ?? Muhammad Ali combateu o racismo durante toda a sua vida
REGINALDO MANENTE/ESTADÃO–16/9/1971 Muhammad Ali combateu o racismo durante toda a sua vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil