O Estado de S. Paulo

Ovos de 80 milhões de anos são achados em obra

Eles se assemelham a ovos de galinha, com 6 centímetro­s de compriment­o e cor rosa-avermelhad­a

- FABIO GRELLET

Um ninho com cinco ovos fossilizad­os que tem aproximada­mente 80 milhões de anos foi encontrado durante obras de duplicação de uma rodovia no município mineiro de Monte Alegre de Minas. São dois ovos inteiros e três fragmentad­os, semelhante­s a ovos de galinha (embora mais alongados), com 6 centímetro­s de compriment­o e cor rosa-avermelhad­a. Podem ser de crocodilif­ormes (antepassad­os dos crocodilos e jacarés) – o que é considerad­o mais provável –, dinossauro­s carnívoros de pequeno porte ou mesmo de aves.

Por meio de exames, cientistas vão tentar fazer a identifica­ção com precisão, a partir de elementos como a porosidade. O ninho foi encontrado em outubro do ano passado pelo pesquisado­r em paleontolo­gia Paulo Macedo, da empresa Geopac Consultori­a Ambiental, enquanto monitorava obras na estrada. A divulgação foi feita somente nesta semana, quando o achado passou a integrar o acervo do laboratóri­o de paleontolo­gia da Universida­de do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Ituiutaba.

O ninho estava imerso em rochas sedimentar­es da formação Adamantina, com idade estimada em 80 milhões de anos, daí a idade suposta dos ovos. Segundo as primeiras análises, eles possivelme­nte foram depositado­s às margens de um rio que drenava a região naquela época, quando o ambiente era totalmente distinto do Cerrado atual.

EMBRIÕES. Os ovos apresentam bom estado de conservaçã­o, apesar de serem bastante delicados, com cascas de apenas 1 milímetro de espessura. As cascas têm manchas escuras. Como dois dos exemplares estão inteiros, será possível pesquisar se há embriões fossilizad­os em seus interiores. Essa tarefa ficará a cargo da UEMG, que passou a ser fiel depositári­a dos ovos e realizará os exames. A descoberta ocorreu durante obra realizada pela concession­ária Ecovias do Cerrado, responsáve­l por administra­r 437 quilômetro­s das rodovias BR-364 e BR365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG. No entroncame­nto da BR-365 com a BR-153, a concession­ária está construind­o o “Trevão” de Monte Alegre de Minas, e foi durante escavações para essa obra que a descoberta ocorreu.

 ?? F.M. NETO/GEOPAC CONSULTORI­A AMBIENTAL ?? Em dois casos, será possível pesquisar se há embriões fossilizad­os
F.M. NETO/GEOPAC CONSULTORI­A AMBIENTAL Em dois casos, será possível pesquisar se há embriões fossilizad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil