O Estado de S. Paulo

Festival de Berlim será investigad­o por discursos contra Israel

-

As autoridade­s alemãs vão abrir investigaç­ão sobre declaraçõe­s considerad­as “inaceitáve­is” de vencedores do Festival de Cinema de Berlim, que acabou no sábado, 24. Diversos premiados protestara­m contra Israel em seus discursos de aceitação dos prêmios.

Entre os diretores citados pelo governo alemão está o documentar­ista palestino Basel Adra, que recebeu um prêmio por filme sobre a expulsão de palestinos da Cisjordâni­a

ocupada. No palco, ele acusou Israel de “massacrar” a população palestina e foi aplaudido pelo público. Já o cineasta americano Ben Russell usou um lenço palestino e acusou Israel de “genocídio”.

No entanto, de acordo com comunicado oficial do governo, os cineastas omitiram que a ofensiva israelense foi desencadea­da por um ataque terrorista do Hamas no sul de Israel, em 7 de outubro, que deixou pelo menos 1.160 pessoas mortas, a maioria delas civis.

“É inaceitáve­l que o ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro não tenha sido mencionado”, afirmou uma porta-voz do governo, Christiane Hoffmann, durante coletiva de imprensa na segunda, 26.

INCIDENTES. O chefe do governo, Olaf Scholz, considerou que “tal posição unilateral não pode ser tolerada”, afirmou a porta-voz. “Em qualquer debate sobre essa questão, é importante ter presente o acontecime­nto que levou a essa nova escalada do conflito no Oriente Médio”, insistiu.

A ministra da Cultura, Claudia Roth, ambientali­sta, anunciou que estudaria “os incidentes ocorridos” com o prefeito da capital, Kai Wegner.

Em depoimento ao Die Welt, a direção do festival afirmou que as declaraçõe­s dos cineastas durante as cerimônias são “opiniões individuai­s e independen­tes” do evento. •

“O chefe do governo, Olaf Scholz, considerou que tal posição unilateral não pode ser tolerada. Em qualquer debate, é importante ter presente o acontecime­nto (o ataque terrorista do Hamas) que levou a esta nova escalada do conflito no Oriente Médio”

Christiane Hoffmann

Porta-voz do governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil