O Estado de S. Paulo

Vacinação será ampliada até 14 anos; procura não chega a 30%

-

Quase um mês após o início da vacinação no Brasil, o Ministério da Saúde deve recomendar hoje a ampliação da vacinação contra a dengue até a faixa de 14 anos, desde que não haja comprometi­mento da segunda dose do imunizante para o público que já se vacinou. O porcentual de doses aplicadas varia pelo País, mas não ultrapassa a casa dos 30%, segundo levantamen­to do Estadão.

“Avaliamos tudo que a gente tinha distribuíd­o (de vacina ), qual a possibilid­ade (de ampliação) e vamos fazer uma nota técnica para dizer com segurança: você pode fazer isso”, afirmou a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. De acordo com ela, a pasta fez cálculos para todos os 521 municípios que receberam doses da vacina para que as secretaria­s de Saúde consigam ampliar a imunização para outras faixas etárias.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que tem recebido apelo de Estados para antecipar faixas etárias até 14 anos pela baixa procura. Nísia afirmou ainda que a pasta fará uma campanha de vacinação focada nessa faixa etária. “E ainda no mês de março termos a vacinação nas escolas.”

NÚMEROS. Em São Paulo, a cobertura vacinal nos 11 municípios do Alto Tietê apresenta cobertura vacinal de 17,3%. Foram aplicadas 13.743 doses das mais de 79,4 mil recebidas. Minas recebeu mais de 78,7 mil doses em 22 de fevereiro. Até segunda, 4, 1.472 doses foram aplicadas – 1,86% do total.

Segundo a Agência Brasil, de 1,2 milhão de doses enviadas pela pasta, apenas 182.204 haviam sido aplicadas até sábado, o que equivale a 14,7% do total. É válido ressaltar que nem todas as unidades federativa­s começaram a vacinar ao mesmo tempo. Algumas deram início na semana passada.

O infectolog­ista Renato Kfouri, presidente do departamen­to de Imunizaçõe­s da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), faz algumas ressalvas ao quadro atual. “A gente esperava uma procura maior. Mas, em todo começo (de campanha), espera-se menor adesão, ainda mais quando é um público tão restrito, de 10 a 11 anos”, avalia o especialis­ta.

O Ministério da Saúde apresentou ontem a atualizaçã­o do cenário epidemioló­gico brasileiro relacionad­o à dengue. O País já registra 1.253.919 casos prováveis de dengue em 2024. Até o momento, foram registrado­s 9.996 casos de dengue grave ou com sinais de alarme. •

PAULA FERREIRA E LEON FERRARI

BALANÇO.

Balanço mais recente

O País já registra 1.253.919 casos prováveis em 2024 e 9.996 relatos graves ou com sinais de alarme

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil