O Estado de S. Paulo

Especialis­tas sugerem hábitos para a leitura

-

• Tenha comprometi­mento

O tempo gasto em redes pode ser dedicado à leitura. O que pesa mais, diz a psicóloga Graça Oliveira, é o comprometi­mento que temos com o hábito. “A pessoa deve se lembrar dos benefícios que terá ao optar pela leitura quando sentir a tentação de navegar nas redes.”

• Estabeleça um horário para ler

Graça conta que, na grande maioria das vezes, a “falta de tempo” é uma das desculpas mais comuns. Alguns minutos de leitura ou mesmo ler apenas um parágrafo por dia podem ajudar a adquirir o hábito. Limitar o uso das redes e abusar dos audiobooks também pode facilitar.

• Elimine as distrações

Pedro Melo sugere que, na hora da leitura, o melhor é tentar eliminar ao máximo o que pode causar distração. Se estiver ouvindo audiobooks no celular, por exemplo, silencie as notificaçõ­es.

• Prepare-se antes de ler

O neurologis­ta comenta que uma técnica para absorver melhor as informaçõe­s é se preparar antes da leitura. Ele diz que algumas perguntas podem ajudar, como “quais são os meus objetivos com essa leitura?”, “quais são as perguntas que já tenho antes de ler sobre esse tema?” ou “o que preciso saber ao final da leitura?”.

• Anote

Outro recurso para quem pretende absorver ao máximo as informaçõe­s de um livro é fazer anotações durante a leitura, ensina Melo.

• Faça uma lista de interesses

Para que a leitura seja prazerosa, também é necessário seguir o seu gosto. Graça Oliveira explica que fazer uma lista com assuntos de interesse pode ajudar. “As redes podem ser úteis nessa seleção, assim como a recomendaç­ão de familiares e amigos”, comenta.

• Participe de grupos de leitura online

Na hora de reter o que foi lido, os grupos de leitura também podem auxiliar. “Eles promovem a interação e o compartilh­amento de experiênci­as com pessoas que têm interesses semelhante­s”, lembra Graça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil