O Estado de S. Paulo

Mark Knopfler reúne lendas do rock em single

Projeto beneficent­e ‘Going Home: Theme of the Local Hero’ traz mais de 60 ícones da guitarra, como Eric Clapton e Slash

- GABRIEL ZORZETTO

Os fãs de rock estão eufóricos com o lançamento, nas plataforma­s digitais, do projeto Mark Knopfler’s Guitar Heroes, supergrupo criado pelo fundador do Dire Straits que reuniu mais de 60 lendas do gênero – Eric Clapton, Slash, Buddy Guy, Jeff Beck, Ronnie Wood, Bruce Springstee­n, David Gilmour, entre outros – para uma nova versão de Going Home: Theme of the Local Hero, música instrument­al gravada por Knopfler em 1983 para o filme britânico Momento Inesquecív­el.

Assim como na gravação histórica de We Are the World,

em 1985, que reuniu a nata da música pop americana para arrecadar fundos para o continente africano, a iniciativa do cantor de Sultans of Swing

também é beneficent­e, com a intenção de ajudar o Teenage Cancer Trust, fundação de caridade para adolescent­es britânicos com câncer.

Tudo começou em 2020, durante a pandemia, quando o instituto propôs uma regravação da canção a Knopfler e ao produtor Guy Fletcher. Nos anos seguintes, a faixa foi sendo construída aos poucos enquanto novos convidados eram incluídos.

Além dos guitarrist­as convocados, o time de estrelas ainda conta com outras referência­s do rock. Jonathan Cain e Paul Carrack, do Journey e Mike and the Mechanics, respectiva­mente, assumem os teclados. Sting, ex-líder do The Police, comanda o baixo. Roger Daltrey, do The Who, está na gaita. Por fim, o beatle Ringo Starr e seu filho Zak Starkey estão na bateria.

“O produtor musical Glyn Johns sugeriu que abordássem­os Ringo. Pensei se ele já havia compartilh­ado uma gravação com seu filho Zak Starkey. Imaginei Ringo e Zak se alternando em cada trecho da faixa, e foi o que aconteceu”, escreve Fletcher na página que relata os bastidores do projeto.

O responsáve­l pela capa do single foi sir Peter Blake, requisitad­o para produzir uma colagem inspirada na sua mais famosa obra, a capa do álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), dos Beatles.

GILMOUR. A faixa de 9’50” inclui ainda clipe animado que indica quem está tocando qual parte. O saudoso Jeff Beck abre os trabalhos com sua guitarra Stratocast­er e logo tem sua melodia complement­ada por Eric Clapton, outro gigante do instrument­o que também toca violão na canção, e Knopfler e David Gilmour, que, com um punhado de notas, imprime seu estilo suave e lírico, eternizado nos álbuns do Pink Floyd.

A seção intermediá­ria destaca solos de Bruce Springstee­n, injustamen­te subestimad­o como guitarrist­a, e do ícone do blues Buddy Guy, de 87 anos. A dupla é sucedida por trocas melodiosas entre Peter Frampton e Slash.

Na reta final, as guitarras Brian May, Tony Iommi e Tom Morello, que eternizara­m o som do Queen, Black Sabbath e Rage Against The Machine, trazem um caos ordenado, que eleva a peça icônica ao ápice e deixa um sorriso no rosto do ouvinte. •

 ?? MARK KNOPFLER ?? Mark Knopfler, guitarrist­a fundador da banda Dire Straits
MARK KNOPFLER Mark Knopfler, guitarrist­a fundador da banda Dire Straits

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil