O Estado de S. Paulo

Filme sobre Yanomamis vai estrear em Cannes

‘A Queda do Céu’, inspirado em livro de Davi Kopenawa e Bruce Albert, foi selecionad­o para a Quinzena dos Realizador­es

-

O documentár­io brasileiro A Queda do Céu, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, foi selecionad­o para a Quinzena dos Realizador­es do Festival de Cannes. O evento ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. Outra produção brasileira, Motel Destino, de Karim Aïnouz, concorre neste ano à Palma de Ouro, prêmio principal da mostra.

A produção é ambientada na Amazônia e dialoga com o livro escrito por Davi Kopenawa, xamã yanomami e um dos maiores líderes indígenas do mundo, e pelo antropólog­o francês Bruce Albert.

O livro A Queda do Céu foi lançado primeirame­nte na França, em 2010, depois no Brasil, em 2015, e é fruto da estreita parceria entre os dois autores, se tornando já um marco da literatura brasileira do século 21. “Será uma belíssima oportunida­de de ver e ouvir explodir na tela o sonho e a luta do povo Yanomami e a força poética e geopolític­a do xamã, filósofo e líder Davi Kopenawa. E, ainda, acompanhar a trajetória de um cinema em que acreditamo­s e que está fora dos modismos e das convenções”, defendeu Eryk Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha.

“É um filme que busca uma linguagem própria e essa busca foi completame­nte acolhida pela curadoria”, complement­a a diretora Gabriela Carneiro da Cunha. Segundo ela, “é bonito pensar que o filme A Queda do Céu vai nascer na França, terra de Bruce Albert, um dos autores do livro, e que em breve estará também circulando na terra dos Yanomamis.”

DESCOBERTA. A Quinzena dos Realizador­es celebrará sua 56.ª edição durante o próximo Festival de Cannes, com 21 longas e 8 curtas. A prestigios­a mostra paralela promove a descoberta de novos diretores independen­tes e contemporâ­neos.

A mostra também selecionou filmes da Espanha (Volveréis, de Jonás Trueba), Argentina (Algo Viejo, Algo Nuevo, Algo Prestado, de Hernán Rosselli) e Chile (Los Hiperbóreo­s, de Cristóbal León e Joaquín Cociña).

Outros destaques são os filmes independen­tes dos Estados Unidos, entre eles Christmas Eve in Miller’s Point, de Tyler Taormina, com Francesca Scorsese e Sawyer Spielberg, integrante­s de famílias consagrada­s de Hollywood.

Também foram selecionad­os o francês Les Pistoles en Plastique, de Jean-Christophe Meurisse, e To a Land Unknown, do diretor palestino Mahdi Fleifel. •

“Será uma belíssima oportunida­de de ver e ouvir explodir na tela o sonho e a luta do povo Yanomami e a força de Davi Kopenawa. E, ainda, acompanhar a trajetória de um cinema em que acreditamo­s e que está fora dos modismos e das convenções” Eryk Rocha

Diretor

 ?? ARUAC FILMES ?? Cena de ‘A Queda do Céu’, que estará ao lado de produções de Espanha, Estados Unidos e Argentina
ARUAC FILMES Cena de ‘A Queda do Céu’, que estará ao lado de produções de Espanha, Estados Unidos e Argentina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil