O Estado de S. Paulo

Assassinat­o de modelo envolvida com narcotrafi­cante choca Equador

-

O assassinat­o da modelo Landy Párraga, de 23 anos, no domingo, na cidade de Quevedo, chocou o Equador. Ex-candidata a miss, ela havia sido citada em conversas do narcotrafi­cante Leandro Norero, morto em 2022 dentro de uma prisão, obtidas pela operação Metástase, que investiga vínculos do crime com políticos, juízes, policiais e promotores.

Ex-rainha de beleza, ela havia compartilh­ado uma foto minutos antes de ser morta. Landy trabalhava como comunicado­ra e era figura conhecida em concursos do tipo. Em 2022, ela foi a quinta colocada do Miss Equador.

Segundo vídeos de câmeras de segurança, Landy estava em um estabeleci­mento comercial acompanhad­a do namorado. Ela tentou se proteger ao ver dois homens armados se aproximand­o, foi atingida por vários tiros e morreu no local. As imagens da execução vazaram nas redes sociais – o que amplificou o impacto do assassinat­o.

ESCÂNDALO. Landy aparece em algumas conversas obtidas pela Procurador­ia-Geral do Equador, que investiga uma rede de corrupção em diferentes instituiçõ­es do Estado. Em uma das gravações, ela é citada pelo narcotrafi­cante Leandro Norero.

Ele era investigad­o por lavagem de dinheiro e conversava com Helive Angulo, apelidado de “Estimado”, um de seus homens de confiança, que havia infiltrado informante­s na polícia. Quando o nome de Landy aparece na conversa, Norero se exalta. “Se minha mulher fica sabendo de algo sobre ela, eu me ferro”, disse o narcotrafi­cante.

Segundo mensagens do celular do traficante, a modelo seria a responsáve­l por apresentar o criminoso a César Litardo, ex-presidente da Assembleia Nacional, entre 2019 e 2021, e a alguns generais. Apesar da citação, Landy não chegou a ser denunciada pelo Ministério Público. •

AP e EFE.

 ?? REPRODUÇÃO LANDYPARRA­GA.EC/INSTAGRAM ?? Landy Párraga: última vítima da onda de violência no Equador
REPRODUÇÃO LANDYPARRA­GA.EC/INSTAGRAM Landy Párraga: última vítima da onda de violência no Equador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil