O Estado de S. Paulo

Homem mata adolescent­e e fere 4 em ataque com espada em Londres

-

Um adolescent­e morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas – incluindo dois policiais – em um ataque com uma espada no bairro de Hainault, no nordeste de Londres. O jovem de 14 anos chegou a ser levado às pressas para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O autor do ataque, um homem de 36 anos, foi preso.

De acordo com a Polícia Metropolit­ana de Londres, o primeiro chamado veio às 7 horas locais (3 horas em Brasília), envolvendo uma van que colidiu com uma casa e múltiplos esfaqueame­ntos em Hainault. Imagens postadas nas redes sociais mostraram um homem vestido calça preta e moletom amarelo com capuz, com uma espada na mão, andando sem rumo em uma zona residencia­l. Os policiais o perseguem e conseguem detê-lo com tasers (armas que disparam impulsos elétricos).

A identidade do homem não foi revelada. O episódio não parecia estar ligado ao terrorismo, de acordo com a polícia. Depois de ser imobilizad­o, ele foi hospitaliz­ado devido a ferimentos que sofreu na colisão da van com a casa, segundo a comissária Louisa Rolfe, da Polícia Metropolit­ana. “Em razão de seus ferimentos, ainda não pudemos interrogál­o”, disse. “Estamos tentando entender exatamente o que aconteceu e por quê.” CRIMES. Ataques com facas e espadas estão aumentando no Reino Unido. Segundo dados oficiais, no ano passado, os incidentes aumentaram 7%, chegando a quase 50 mil, na Inglaterra e no País de Gales. Em Londres, os ataques cresceram 20%, com 14.577 casos.

O premiê britânico, Rishi Sunak, disse estar chocado com o incidente. “A violência não pode ter lugar nas nossas ruas.” O prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou estar devastado. “A ação da polícia evitou uma tragédia maior.” •

Apuração Polícia Metropolit­ana de Londres investiga causas do ataque, mas descarta terrorismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil