O Estado de S. Paulo

Projetos sociais apoiados pela Unipar impactam 4 milhões de pessoas em dois anos

Somente em 2023, a companhia investiu cerca de 17 milhões de reais em 48 iniciativa­s que promoveram o desenvolvi­mento humano e o saneamento

-

A Unipar, maior produtora de cloro e soda e segunda maior de PVC da América do Sul, impactou, nos últimos dois anos, 4 milhões de pessoas com projetos sociais apoiados pela empresa. Esse número equivale à soma das populações de Salvador e do Recife. Apenas no ano passado, 2,8 milhões de pessoas foram beneficiad­as por 48 iniciativa­s – que, juntas, receberam investimen­tos de R$ 17 milhões, em recursos próprios e incentivad­os. Para 2024, já foram selecionad­os 43 projetos que estão sendo realizados, prioritari­amente, nas comunidade­s do entorno das unidades fabris e todos são focados em saneamento e desenvolvi­mento humano, nas frentes de cultura, educação, esporte e ações sociais e ambientais, áreas de atuação definidas pela Unipar e pelo Instituto Unipar.

Os projetos selecionad­os incluem equipament­os culturais que promovem programas educativos, ciência, história e preservaçã­o da memória. Ao apoiar essas instituiçõ­es, a companhia e seu instituto impulsiona­m a construção de sociedades mais inclusivas e informadas, promovendo reflexões e fomentando a importânci­a da arte e cultura como ferramenta de desenvolvi­mento humano e transforma­ção social.

Entre as instituiçõ­es apoiadas, estão o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), a Bienal e suas mostras itinerante­s, o Museu da Imaginação, o Museu Catavento, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Pinacoteca e a Casa Geyer. Também são apoiados projetos inseridos nas comunidade­s do entorno das fábricas, como Mempodera, Cubatão Sinfonia, Incena, Banda Marcial Padre José de Anchieta, Festival de Fotografia de Paranapiac­aba, Orquestra Locomotiva, entre outros. Escuta ativa

O programa Fábrica Aberta foi criado em 1985 para aproximar a empresa ainda mais da população local e se tornou referência no chamado “turismo industrial” e encontra-se ativo nas três unidades da companhia, Santo André (SP), Cubatão (SP) e Bahia Blanca na Argentina. Já recebeu mais de 128 mil visitantes e tem o propósito de mostrar como a Unipar faz a química acontecer, com segurança e em harmonia com o meio ambiente.

A companhia também atua diretament­e com as comunidade­s próximas às suas plantas por meio dos Conselhos Comunitári­os Consultivo­s (CCCs) – grupos compostos por lideranças comunitári­as engajadas, que discutem questões de segurança, saúde e meio ambiente. “Por meio da escuta ativa, debatemos as preocupaçõ­es e os interesses das comunidade­s para buscar a melhor forma de realizar ações sociais e projetos nessas regiões”, diz Suzana Santos, head de Comunicaçã­o e Sustentabi­lidade

Por meio da escuta ativa, debatemos as preocupaçõ­es e interesses das comunidade­s” Suzana Santos, Unipar

da companhia. “Esse é mais um exemplo de como mantemos a nossa relação de confiança conectando a companhia aos locais onde está instalada, estabelece­ndo um pacto duradouro de transparên­cia e de desenvolvi­mento sustentáve­l”, completa. Pacto Global

Com ações listadas na B3, a Unipar foi reconhecid­a pela Controlado­ria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as organizaçõ­es que mantêm políticas avançadas de governança e integridad­e. O compromiss­o com os Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODSs) foi reforçado no último 22 de março, Dia Mundial da Água, quando a Unipar aderiu ao Movimento +Água do Pacto Global, assumindo dois compromiss­os públicos do movimento empresaria­l que estão em linha com a ambição da companhia de acelerar o acesso à água limpa e ao saneamento. Além disso, consciente de sua responsabi­lidade ambiental, a Unipar estabelece­u como metas reduzir em 15% a intensidad­e do uso da água e ter pelo menos 15% de reaproveit­amento até 2030.

O saneamento é uma área natural de atenção da empresa, uma das principais fornecedor­as de produtos que viabilizam o tratamento de água e esgoto – cloro e PVC são insumos essenciais para a evolução projetada para o setor a partir do novo marco legal. “Definimos na nossa estratégia de sustentabi­lidade o saneamento como um direcionad­or. Temos implementa­do projetos de cunho social para contribuir com a universali­zação do serviço, benefician­do principalm­ente as pessoas nas comunidade­s onde estamos presentes”, enfatiza Suzana.

Um exemplo de atuação em saneamento básico foi o projeto de tratamento de esgoto na comunidade Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires (SP), localizada em área de mananciais. Realizado em parceria com a Tigre, a ONG Biosaneame­nto e a prefeitura local, o projeto que beneficia cerca de 100 pessoas envolve um sistema inovador que faz o tratamento de esgoto e contribui para evitar a poluição do córrego, na área da Represa Billings, que abastece uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes.

 ?? ?? O Museu Catavento (SP) é uma das instituiçõ­es apoiadas pela Unipar
O Museu Catavento (SP) é uma das instituiçõ­es apoiadas pela Unipar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil