O Estado de S. Paulo

Romance ‘Um Defeito de Cor’ inspira exposição no Sesc

- GONÇALO JUNIOR

O Sesc Pinheiros exibe diversas obras que formam uma costura imaginativ­a baseada no clássico da literatura antirracis­ta Um Defeito de Cor, da mineira Ana Maria Gonçalves.

São 372 peças entre arte têxtil, fotografia­s, instalaçõe­s, cartazes, quadros e esculturas de artistas do Brasil e de outros países das Américas e da África. Entre eles, Rosana Paulino, Silvana Mendes, Yêdamaria, Nádia Taquary, Maria Auxiliador­a, Yedda Affini, Djanira, Aline Motta e Lídia Lisboa.

O objetivo é retratar diferentes momentos históricos e recortes sociais captados pela arte e que mergulham em temas como revoltas negras, empreended­orismo, protagonis­mo feminino e ancestrali­dade. A mostra vasculha os caminhos da população afro-brasileira desde os tempos de escravidão, reinterpre­tando as origens e as identidade­s africanas, conceitos-chave do romance. A curadoria é da própria autora, ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan, do Museu de Arte do Rio, onde a mostra foi concebida. Em São Paulo, a novidade é a exibição de fantasias do desfile deste ano da escola de samba Portela, também baseado no romance de Ana Maria.

Michael França, professor e coordenado­r do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, afirma que o livro vai além do retrato sobre a identidade negra. “Ele trata da escravidão, que deixou um profundo legado na estrutura social. Não é só sobre a identidade dos negros, mas uma estrutura que afeta o desenvolvi­mento de um grupo em detrimento de outros”, diz. França defende o aprofundam­ento da discussão sobre a desigualda­de racial para além dos processos discrimina­tórios diretos e indiretos. Em sua visão, a estrutura social molda escolhas individuai­s e coletivas que podem perpetuar as desigualda­des.

“Aspectos culturais afetam a identidade, como a idade de ter filhos e o investimen­to em educação, por exemplo. Esses aspectos influencia­m as escolhas e a reprodução das desigualda­des ao longo do tempo.” •

Um Defeito de Cor

Sesc Pinheiros. R. Paes Leme, 195. 3ª a sáb., 10h30/21h; dom. e feriados, 10h30/18h. Gratuito. Até 1º/12

 ?? SILVANA MENDES ?? Obra da série ‘Afetocolag­ens’
SILVANA MENDES Obra da série ‘Afetocolag­ens’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil