O Estado de S. Paulo

Argentino morre após briga no Rio

Turista estava com amigos em bar de Ipanema e foi agredido por brasileiro­s; causa da morte foi pancada na cabeça, segundo testemunha­s

- Vinicius Neder Roberta Pennafort /

O turista argentino Matías Sebastian Carena, de 28 anos, jogador de futsal em Buenos Aires, morreu após uma briga de bar em Ipanema, na zona sul do Rio, na madrugada de ontem. De férias na cidade, ele estava com amigos e foi agredido. A polícia não divulgou o motivo do desentendi­mento. A causa da morte foi, de acordo com relatos de testemunha­s, uma pancada forte na cabeça.

Carena estava em um grupo formado por outros dois argentinos e um brasileiro, que brigou com um outro só de brasilei- ros. Eram 4h30 da madrugada e todos se divertiam em um estabeleci­mento na Rua Vinicius de Moraes, a cinco minutos a pé da Praia de Ipanema, muito frequentad­o por jovens – cariocas e estrangeir­os.

Os seguranças do bar não conseguira­m conter a briga, que se estendeu para a calçada. Carena foi atingido por socos, disseram testemunha­s, e também teria sido ferido por golpes de bengala – que era de um dos integrante­s do outro grupo.

Amigos contaram que ele bateu com a cabeça na quina de um degrau de uma loja. A vítima foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital.

Ontem, era possível ver a mancha de sangue deixada pelo impacto. A polícia ainda não sabe se ele caiu acidentalm­ente, depois de um tropeço.

O caso está sendo investigad­o desde ontem pela Delegacia de Homicídios. Investigad­ores e peritos foram ao bar durante o dia. Os amigos de Carena e outras testemunha­s foram ouvidos. Imagens de câmeras de segurança do estabeleci­mento foram recolhidas e serão analisadas na tentativa de se identifica­r os agressores.

Ontem à tarde, o time de futsal de Carena, Círculos Unidos G.O.N, lamentou o acontecido. “Com uma dor profunda, comunicamo­s o faleciment­o de Matías Carena, jogador da primeira divisão de futsal, num confu- so episódio no Rio de Janeiro.”

A instituiçã­o, segundo a nota, vai ficar fechada por 48 horas, de luto. “Matías veio ao clube cheio de ilusões, e em suas merecidas férias assassinos lhe arrancaram a vida. Só pedimos a to- dos que compartilh­em essa informação, para pedirmos justiça”, acrescento­u o time. Ele estava no Rio desde o dia 18.

Outros casos. Anteontem, morreu no Rio a turista argentina Natália Cappetti, de 42 anos, baleada por bandidos ao entrar por engano no Morro dos Prazeres, na zona central da cidade. Ela estava internada no Hospital Municipal Souza Aguiar desde 27 de fevereiro.

Na hora em que foi baleada, Natália estava em um carro com o marido e outro casal espanhol. Eles tentavam chegar ao Cristo Redentor, ponto turístico da cidade. Por engano, entraram na favela e foram alvo de ao menos seis tiros. Ela foi baleada nas costas.

Em dezembro, episódio semelhante já havia acontecido no Morro dos Prazeres. O italiano Roberto Bardella, de 52 anos, foi assassinad­o ao entrar por acaso na comunidade.

 ?? THIAGO FREITAS/AGÊNCIA O GLOBO ?? Tragédia. Polícia ainda investiga se ele caiu acidentalm­ente em confronto na frente do bar
THIAGO FREITAS/AGÊNCIA O GLOBO Tragédia. Polícia ainda investiga se ele caiu acidentalm­ente em confronto na frente do bar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil