O Estado de S. Paulo

Ganso e Sampaoli entram em conflito

Sem jogar há três meses, meia brasileiro do Sevilla está irritado com o técnico argentino, que perdeu a confiança no jogador

- Marcius Azevedo

A situação do meio-campista brasileiro Paulo Henrique Ganso na Espanha é um quebra-cabeça de difícil solução. Há quem defenda que o meia está sendo injustiçad­o no Sevilla e é até vítima de perseguiçã­o do técnico argentino Jorge Sampaoli. Outros indicam que o treinador não tem mais confiança em escalá-lo por considerar que o futebol do país tem uma intensidad­e maior do que o jogador está preparado para suportar.

O convívio entre os dois está complicado. Sampaoli expôs Ganso publicamen­te. “Ele não está jogando quase que por sua própria decisão”, disse. Insatisfei­to, o jogador está se empenhando nos treinos, mas ele teve poucas oportunida­des. O meia, que até foi relacionad­o nos últimos jogos, está próximo de completar três meses sem atuar – a última partida foi no dia 4 de janeiro, contra o Real Madrid, pela Copa do Rei.

A avaliação de pessoas próximas ao jogador é de que Sampaoli não lhe permitiu o tempo necessário de adaptação. Ganso, aos 26 anos, está em sua primeira experiênci­a fora do Brasil. O meia esteve em campo em apenas 12 jogos desde que chegou ao Sevilla, em julho do ano passado, contratado do São Paulo por R$ 34,3 milhões, em uma aposta pessoal do treinador.

Para o jornalista Juan Antonio Pineda, da Rádio Marca, que acompanha o Sevilla diariament­e, o problema é outro. “Ganso não tem intensidad­e para atuar na Espanha, falta velocidade, falta físico”, analisa. A opinião é compartilh­ada por José Manuel Oliva, jornalista da rádio Cadena Cope. “O Ganso está abaixo dos outros jogadores na questão de ritmo e físico. Sampaoli não tem mais confiança em escalá-lo.”

Sampaoli testou Ganso praticamen­te em todas as funções no meio de campo. A intensidad­e da equipe engoliu o brasileiro. O treinador prefere escalar jogadores menos técnicos, como Iborra, N’Zonzi, Vitolo e Nasri, mas que vão manter o ritmo que o argentino imagina ser o ideal para os seus conceitos de futebol.

O bom desempenho do Sevilla na temporada também corroborou com a postura de Sam- paoli em relação ao brasileiro. A equipe passou muito tempo brigando com Real Madrid e Barcelona pela liderança do Campeonato Espanhol – atualmente está na terceira colocação, oito pontos atrás dos madrilenho­s e seis dos catalães – e caiu nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Leicester City.

Sampaoli não mudará de ideia em relação ao brasileiro. A leitura é de que Ganso só jogará efetivamen­te se o treinador for embora. Algo que, neste momento, parece pouco provável. O jornal Marca informou na sexta-feira que o argentino teria exigido a saída do meia para ele permanecer. Uma possível transfe- rência está em compasso de espera. O Sevilla não quis negociálo em janeiro, quando recebeu ofertas de Valencia e Fenerbahçe. O diretor esportivo do clube, Ramón ‘Monchi’ Rodríguez, ainda tem esperança de que o alto investimen­to dê resultado.

Enquanto isso, Ganso continua trabalhand­o forte para receber uma chance. O técnico Juan Carlos Osorio, que comandou o meia no São Paulo e o visitou recentemen­te em Sevilha, fez elogios. “Ele está tranquilo, trabalhand­o e buscando um lugar entre os 11”, comentou o treinador da seleção do México.

O jogador também recebeu o técnico da seleção brasileira. Pa- ra Tite, o sucesso de Ganso é questão de tempo na Espanha. “Ele deu um passo desafiador, precisava jogar num grande centro. Está sendo desafiado para um processo novo, dentro de um futebol competitiv­o. Está num processo de adaptação.”

Fora de campo, Ganso curte, ao lado da mulher Giovanna, os primeiros meses de vida de Stella, sua terceira filha, que nasceu em fevereiro. O casal já tinha Henrico, de dois anos. O jogador tem outra filha, Maria Victoria, de 4 anos, fruto de um relacionam­ento anterior. Nas redes sociais, Ganso segue ativo, publicando fotos dos seus momentos pessoais no Instagram.

 ?? POWER SPORT IMAGES - 4/1/2017 ?? Em baixa. Ganso tenta passar pelo volante brasileiro Casemiro, do Real Madrid, durante jogo válido pela Copa do Rei
POWER SPORT IMAGES - 4/1/2017 Em baixa. Ganso tenta passar pelo volante brasileiro Casemiro, do Real Madrid, durante jogo válido pela Copa do Rei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil