La Fi­es­ta de la Ven­di­mia

Qual Viagem - - MENDOZA -

Cli­ma, ter­roirs pri­vi­le­gi­a­dos e al­ti­tu­de se com­ple­men­tam per­fei­ta­men­te em Mendoza e man­tém os pro­du­to­res em fes­ta o ano to­do. A mais po­pu­lar de to­das ocor­re no ve­rão - a Fi­es­ta de la Ven­dí­mia - tra­di­ção de 81 anos, na qual se co­me­mo­ra a co­lhei­ta das uvas e bus­ca apro­xi­mar os pro­du­to­res.

O even­to é co­me­mo­ra­do em di­fe­ren­tes eta­pas: a bênção das uvas, no úl­ti­mo do­min­go de fe­ve­rei­ro, na qual se agra­de­ce Deus os bons fru­tos da co­lhei­ta. Nes­se dia o go­ver­na­dor da pro­vín­cia dá o tra­di­ci­o­nal gol­pe na ré­dea do ara­do, sim­bo­li­zan­do a cha­ma­da de des­can­so do la­vra­dor, ato co­mum den­tro de ca­da bo­de­ga.

A Via Blan­ca de las Rei­nas é o even­to que an­te­ce­de a gran­de fes­ta. Nu­ma das prin­ci­pais ave­ni­das da ci­da­de, as can­di­da­tas à rai­nha des­fi­lam so­bre ca­mi­nhões ale­gó­ri­cos, dis­tri­bu­em pre­sen­tes de sua re­gião (gar­ra­fas de vi­nho, mu­das de uva etc) e ar­re­mes­sam fru­tas em di­re­ção ao pú­bli­co. É um ver­da­dei­ro car­na­val do vi­nho.

A gran­de fes­ta é trans­mi­ti­da ao vi­vo pe­la TV pa­ra to­do o país, com apre­sen­ta­ção de pe­ças te­a­trais e mui­ta mú­si­ca. O ponto cul­mi­nan­te é a es­co­lha da rai­nha da ven­dí­mia - re­pre­sen­tan­te má­xi­ma da Ar­gen­ti­na em gran­des even­tos de tu­ris­mo ao re­dor do mun­do. Nes­te ano, a fes­ta se deu em 6 de mar­ço e per­mi­tiu que o pú­bli­co, além do jú­ri, tam­bém ti­ves­se di­rei­to uma por­cen­ta­gem dos vo­tos. A fes­ta, com o te­ma, “Con el viño em la pi­el” (com o vi­nho na pe­le), foi re­a­li­za­da no Te­a­tro Gri­e­go Frank Ro­me­ro Day. A rai­nha es­co­lhi­da foi Vic­to­ria Co­lo­vat­ti, de 19 anos, re­pre­sen­tan­te da ci­da­de de Mai­pú.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.