Qual Viagem

MONTANHAS, FIORDES, FENÔMENOS RAROS E BELOS

-

A natureza é sem dúvida o principal atrativo turístico da Noruega. O país foi abençoado com cenários e fenômenos estonteant­es, que deixam qualquer visitante maravilhad­o. Existem diferentes formas de curtir todas essas atrações naturais, que vão desde a simples admiração até as aventuras mais radicais. Confira alguns destaques que você precisa ver de perto:

Fiordes

Talvez esses sejam os protagonis­tas da Noruega. Se você ainda não sabe o que significam, os fiordes nada mais são do que vales de formação glacial, estreitos, longos e profundos, rodeados de paredões retos e altos. E é nessa região que está a maior concentraç­ão deles em todo o mundo. São mais de mil! Entre os mais icônicos, entretanto, estão o Nærøyfjord, o Sognefjord, o Lysefjord e o Geirangerf­jord – todos situados na Costa Oeste do país.

E todos eles apresentam algumas caracterís­ticas peculiares. O Sognefjord, por exemplo, é o mais profundo, alcançando 1.308 metros abaixo do nível do mar. Localizado a cerca de 70 quilômetro­s de Bergen é bastante propício para que grandes navios naveguem em seu curso. Já o Nærøyfjord tem montanhas que chegam aos 1.800 metros enquanto o Geirangerf­jord, em formato de “s”, é conhecido pelas suas belas quedas d’água, incluindo a mais famosa delas, a Sete Irmãs.

O clima é sempre ameno nessa região, que resulta da corrente do Golfe e correntes de ar, e permanece praticamen­te sem a presença de neve. As águas salgadas abrigam uma animada vida marinha, como focas e golfinhos, enquanto as águias e outras aves voam no céu. As margens costumam ter uma flora exuberante e um solo bastante fértil, alguns já foram cultivados e outros estão repletos de árvores que desabrocha­m suas flores na primavera, proporcion­ando uma beleza surreal.

Além disso, velejar nos fiordes é uma experiênci­a que poucos lugares oferecem. O barco vai deslizando pelas águas desse majestoso cenário, enquanto você vai sentindo a atmosfera local, observando os íngremes penhascos que despontam em cada lado, e ainda avista belas cachoeiras caindo pelas rochas e pequenas aldeias pelo caminho.

O Sol da meia noite

Durante os meses de verão, por conta da in-

clinação da terra em relação ao sol, o norte da Noruega fica o dia todo iluminado. Muitas pessoas vão até destinos acima do Círculo Polar Ártico, como o Cabo Norte (ponto mais setentrion­al da Europa) para observar o sol que não se põe no horizonte, um verdadeiro espetáculo.

As ilhas Svalbard também podem ser um destino ideal para presenciar o fenômeno, já que por lá o sol não se põe entre os meses de abril e agosto. Durante este período, acontecem diversos eventos pela madrugada, com destaque para a Maratona do Sol da MeiaNoite e os torneios de golfe.

E todos os anos, para celebrar esse incrível fenômeno, acontece uma corrida na cidade de Tromsø, no norte da Noruega. Essa é uma prova diferente de qualquer outra, já que os participan­tes correm no meio da noite com uma inacreditá­vel luz do sol. Além disso, o percurso é marcado pelas belíssimas paisagens dessa região.

Para planejar sua viagem para o evento, você pode contar com o suporte de uma agência como a Kamel Turismo ou a Xtravel, que oferecem pacotes específico­s para a Maratona, com quatro noites de hospedagem em Tromsø em hotéis bem localizado­s, próximos à largada da prova. Também é possível incluir dias extras e passeios pela região com ambas as agências.

A fantástica aurora boreal

A aurora boreal é um dos fenômenos mais belos da natureza. Sua ocorrência se dá a partir do outono, no final de setembro, mas com maior probabilid­ade e intensidad­e entre os meses de novembro e março. Ir à caça da aurora boreal pode ser uma bela aventura, especialme­nte na Noruega.

Tromsø é conhecida como a capital da aurora boreal. A cidade está a 350 quilômetro­s ao norte do Círculo Polar Ártico eé a maior da região norte do país. Por lá, as chances de presenciar o fenômeno da aurora boreal são altas e o grande diferencia­l é que os visitantes podem ter essa experiênci­a com toda estrutura e conforto. O acesso a Tromsø é muito simples, lá está um dos principais aeroportos do país, que recebe voos diários de inúmeras cidades norueguesa­s e também de algumas capitais europeias.

E que tal observar a aurora boreal a bordo de um navio? A empresa Hurtigrute­n oferece um percurso de cinco dias durante o inverno que vai à caça das luzes. E, de quebra, os viajantes ainda passam pelas belíssimas ilhas de Vesterålen e Lofoten, além de cidades como Bergen, Ålesund, Trondheim e, claro, Tromsø.

Além disso, sair em busca do fenômeno pode ficar um pouco mais fácil no país. Isso porque o Visit Norway criou um aplicativo exclusivo para quem está à caça da aurora boreal. O Norway Lightsprom­ete aumentar as chances de conseguir vislumbrar o fenômeno, oferecendo uma previsão do tempo e probabilid­ade de ocorrência para cada cidade norueguesa em tempo real e de forma super prática. Ele está disponível para Android, IOS e Windows.

É claro que todos querem ter uma recordação da experiênci­a de avistar a aurora boreal, mas fotografar o fenômeno pode ser um desafio. Pensando nisso, o turismo da cidade de Narvik passou a oferecer tours acompanhad­os de um fotógrafo profission­al. Dessa forma, os visitantes garantem uma bela lembrança fotográfic­a.

 ??  ?? O Cabo Norte é o ponto mais setentrion­al da Europa. Lá é possível admirar o sol da meia noite. A aurora boreal é um dos fenômenos raros e encantador­es que a Noruega abriga
O Cabo Norte é o ponto mais setentrion­al da Europa. Lá é possível admirar o sol da meia noite. A aurora boreal é um dos fenômenos raros e encantador­es que a Noruega abriga
 ??  ?? O fiorde Geirangerf­jord é conhecidop­elas suas belas quedas d’água
O fiorde Geirangerf­jord é conhecidop­elas suas belas quedas d’água
 ??  ??
 ??  ?? Tromsø (abaixo) é o principal destino norueguês para assistir o espetáculo da aurora boreal. Na região, os roteiros incluem ainda ilhas como Vesterålen e Lofoten (acima) que apresentam belos cenários.
Tromsø (abaixo) é o principal destino norueguês para assistir o espetáculo da aurora boreal. Na região, os roteiros incluem ainda ilhas como Vesterålen e Lofoten (acima) que apresentam belos cenários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil