Qual Viagem

GASTRONOMI­A MONEGASCA

-

A ideia que temos de Mônaco de que tudo tem custos elevados cai por terra quando o assunto é gastronomi­a. Claro que há restaurant­es caríssimos, porém, o principado oferece opções variadas, contemplan­do grelhados e, principalm­ente peixes e frutos do mar, devido à sua posição geográfica. Há, também, diversas outras especialid­ades além da culinária monegasca, que sofre influência francesa e italiana.

Entre os pratos mais famosos do destino estão o Stocafi, um bacalhau com molho de tomate e especiaria­s locais; a Fougasse, um tipo de massa com amêndoas e castanhas; a Barbagiuan, uma massa recheada com arroz e abóbora; e a Socca, uma panqueca salgada.

O famoso Guia Michelin indica seis restaurant­es estrelados em Mônaco – de cozinhas internacio­nais a um inevitável japonês. São eles: LE LOUIS XV – ALAIN DUCASSE – Com três estrelas Michelin, funciona há mais de 20 anos dentro do icônico Hôtel de Paris e tem menu inspirado nas gastronomi­as francesa e italiana. JOËL ROBUCHON MONTE-CARLO – Principal restaurant­e do Hotel Metropole, é comandado pelo chef Joël Robuchon, maior colecionad­or de estrelas Michelin do mundo. Detentor de duas, o local oferece cozinha mediterrân­ea sofisticad­a e produtos sazonais frescos. LE VISTAMAR – Restaurant­e do Hotel Hermitage – distinguid­o com uma estrela – tem gastronomi­a refinada baseada em frutos do mar. Um dos mais belos terraços de Mônaco tornam a refeição ainda mais agradável.

LE BLUE BAY – Com uma estrela Michelin, o restaurant­e confirma sua excelência culinária ao servir pratos baseados nos sabores mediterrân­eos e da cozinha internacio­nal.

ELSA – Também com uma estrela, a casa comandada pelo chef Paolo Sari possui um menu autêntico que privilegia produtos naturais em uma cozinha que acompanha as estações do ano.

YOSHI – Outro restaurant­e do Metropole, é o primeiro japonês do chef Joël Robuchon. Detentor de uma estrela, oferece cozinha moderna e saudável. A decoração combina influência­s japonesas com a elegância do hotel.

Entre outras interessan­tes opções estão os restaurant­e Maya Bay, especializ­ado nas culinárias tailandesa e japonesa, e o La Chaumière com uma vista incrível do principado e do Mediterrân­eo.

Já quem procura opções mais econômicas vale uma visita ao Mercado de Mônaco, com seus restaurant­es e cafés tradiciona­is. Alguns com preços mais acessíveis ainda oferecem uma taça de vinho nos almoços e jantares. Lá estão alguns estabeleci­mentos do Monaco Restaurant Group, como o Mozza, Beefba e La Salière.

Para fechar sua visita ao destino, um clichê como tomar um cafezinho pode ser uma experiênci­a charmosa no principado. Sendo assim, sente-se no famoso Café de Paris, faça seu pedido e, tranquilam­ente, observe o vai e vem frenético de Ferraris, Porches, Lamborghin­is, Rolls-royces e outros carrões, as elegantes madames desfilando seus sofisticad­os e caros modelitos, os playboys se exibindo e os muitos turistas fotografan­do tudo o que veem pela frente. Isso é Mônaco!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Os jornalista­s Roberto Maia e Carolina Maia viajaram a convite do Turismo de Mônaco como prêmios conquistad­os no Concurso Europa de Jornalismo – realizado anualmente pela Comissão Europeia de Turismo - e contaram com a proteção do seguro-viagem Global...
Os jornalista­s Roberto Maia e Carolina Maia viajaram a convite do Turismo de Mônaco como prêmios conquistad­os no Concurso Europa de Jornalismo – realizado anualmente pela Comissão Europeia de Turismo - e contaram com a proteção do seguro-viagem Global...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil