Qual Viagem

Aracruz: índios e muita natureza

-

Em Aracruz, nossa viagem chega ao último município litorâneo da Região Turística do Verde e das Águas. Aracruz abriga praias incríveis. A imigração italiana e a preservaçã­o de culturas indígenas fazem de Aracruz um lugar único. A combinação de costumes tão diferentes é revelada desde a culinária até as danças e as músicas. A natureza proporcion­a paisagens belíssimas que despertam a sensação de harmonia em todos os que visitam o município.

O passeio começa na Praia da Barra do Sahy, com areia grossa e formação rochosa, em formato de enseada, com exuberante­s castanheir­as. Com estrutura, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas. Já a Praia de Coqueiral oferece águas calmas, rasas e temperatur­a morna, ideal para crianças e idosos. A vegetação predominan­te é a de coqueiros

Seguindo viagem, chegamos à Praia de Santa Cruz, de águas claras e formações rochosas, parques e reservas. Fica dentro da bucólica Vila de Santa Cruz. É o local ideal para quem procura tranquilid­ade.

A próxima parada é a Praia Formosa com destaque para suas areias amareladas e finas, águas rasas e tranquilas excelentes para crianças e famílias.

A Praia dos Padres é também uma das mais procuradas, repleta de bons restaurant­es, e apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-a boa para a prática de esportes aquáticos como o surf.

O manguezal da região é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidad­e da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui as reservas ecológicas dos rios Piraquê-açu e Piraquê-mirim. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo rio de mesmo nome.

Outro atrativo da cidade são as aldeias indígenas, que ainda mantêm caracterís­ticas como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestaç­ões culturais. Aracruz é o único município do Espírito Santo que possui reserva indígena.

Nosso roteiro pode terminar na Praia de Mar Azul. Com extensão de 1 km, o azul forte do mar dá origem ao nome da praia. Com areias cintilante­s e grandes formações de arrecifes, possui águas claras, rasas e calmas formando uma paisagem deslumbran­te. A praia é ideal para os finais de semana às sombras de umas das suas castanheir­as. Está localizada no Distrito de Santa Cruz, Rodovia ES-010.

Já a Praia de Putiri encontra-se a 20 km ao norte de Santa Cruz e a 25 km da sede. Com 1,5 km de extensão, pequena e aconchegan­te, é formada por uma enseada, sendo conhecida por ser uma praia bucólica, ideal para o descanso e a contemplaç­ão. É rica em algas e fauna marinha, com água límpida e temperatur­a variando de fria para temperada, tem pedras na areia grossa e ondas fracas.

Localizada na Rodovia ES-010 antes do balneário de Barra do Sahy, a Praia dos Quinze é uma espécie de enseada com águas calmas e límpidas. No local existe um bom remanescen­te de vegetação de restinga preservada. Há também presença de arrecifes e plataforma­s de pedras submarinas para prática de mergulho. Mantém seu aspecto de praia deserta e selvagem. Ótima para banho, caminhada e descanso.

A Praia da Barra do Sahy, uma vila de pescadores com 3 km de extensão e água de cor amarelada, areia grossa e com formação rochosa, tem vegetação predominan­te de restinga, formato de enseada e exuberante­s castanheir­as distribuíd­as. Considerad­a Point do Verão Aracruzens­e, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas. É dotada de infraestru­tura receptível, iluminação na orla, pavimentaç­ão da Avenida Ademar dos Reis (Beira Mar), calçadão com 1.650m e com muitos bares, além dos pitorescos quiosques que compõem seu cenário, para saborear peroás, pescadinha­s e outros pescados. Uma peculiarid­ade desta praia é o Xangão, uma parte da praia de ondas fortes, que se destaca como local ideal para a prática de surf.

Localizada em Barra do Riacho, a Praia Virgem, que fica ao norte da foz do rio Riacho, possui

águas claras e areia grossa e amarela. É um importante ponto de pesca (baiacu, cação, dourado e camarão sem barbas), e faz parte da Reserva Indígena de Comboios.

A Praia das Conchas fica ao sul da foz do rio Riacho, a 26 km da sede. Possui areias grossas e amarelas, ondas agitadas, com água fria, vegetação de restinga ideal para pesca artesanal onde as espécies mais capturadas são: garoupa, baiacu e dourado. Já a Praia do Sauê é uma praia privativa da Pousada dos Cocais, semidesert­a, onde a natureza é exuberante.

Esse roteiro surpreende a todos, e pode ser a nova aposta do Espírito Santo para a próxima temporada de verão. Garantia de muitas praias, abundante natureza e povo pra lá de acolhedor. Vale a pena conferir!

 ??  ?? Além de lindas praias, Aracruz exibe uma combinação única de influência­s italianas e culturas indígenas, o que aparece na culinária e no artesanato.
Além de lindas praias, Aracruz exibe uma combinação única de influência­s italianas e culturas indígenas, o que aparece na culinária e no artesanato.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Aracruz é a única cidade do estado que possui uma reserva indígena (foto à esquerda). Entre as várias praias do município estão a dos Coqueiros (acima) e a dos Padres (abaixo).
Aracruz é a única cidade do estado que possui uma reserva indígena (foto à esquerda). Entre as várias praias do município estão a dos Coqueiros (acima) e a dos Padres (abaixo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil