Qual Viagem

Para quando você for a Marrocos

-

Localizado no extremo Noroeste da África, o Reino do Marrocos faz fronteira marítima com a Espanha e terrestre com a Argélia e Mauritânia. Ao Norte, está limitado pelo Mediterrân­eo e pelo estreito de Gibraltar. Desertos, montanhas, cordilheir­as, praias, lagos e rios fazem parte da geografia do país. Rabat é a capital e Casablanca a maior cidade.

IDIOMA

Árabe é a língua oficial. Há, também, o chamado árabe marroquino (Darija). O francês é amplamente falado e o inglês bastante utilizado em lugares turísticos como hotéis e restaurant­es. No Norte, o espanhol também é comum.

MOEDA

Dirham Marroquino (Dh)

FUSO HORÁRIO

Mais 3 horas em relação ao horário de Brasília.

VISTO

Não é necessário, mas a validade do passaporte deve ser superior a seis meses.

VACINA

Nenhuma vacina é exigida.

CLIMA

A temperatur­a costuma oscilar muito podendo cair até 10 graus durante o inverno (janeiro e fevereiro), quando as chuvas são constantes. Já no auge do verão (julho) pode chegar facilmente aos 45 graus no interior, enquanto que no deserto atinge 50 graus. A melhor época para viajar é entre os meses de outubro a maio, período mais ameno, porém esfriando bastante à noite.

EMBAIXADA DE MARROCOS NO BRASIL

SEM - Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2, Asa Norte – Brasília (DF).

Informaçõe­s: embmarroco­s.org.br e tel. (61) 3226-2288r

EMBAIXADA DO BRASIL EM MARROCOS

M10, Avenue Al Jacaranda, Secteur 2, Hay Riad - Rabat. Informaçõe­s: portalcons­ular.mre.gov.br e tels. (212) 537 57 2730 | (212) 537 71 4613 | (212) 537 71 6110. Há, também, um consulado brasileiro em Casablanca: 23 Rue El Amraoui Brahim – tel. (212) 22 20 1898.

COMO CHEGAR

A empresa aérea Royal Air Maroc (royalairma­roc.com/pt-pt) é a única a oferecer voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Casablanca. O tempo de voo é de 9 horas em média, a bordo dos modernos Boeing 787 Dreamliner com 256 assentos na classe econômica e 18 poltronas na classe executiva. São cinco voos semanais de São Paulo e dois do Rio de Janeiro. Outra opção é utilizar os serviços de companhias que voam para as principais capitais da Europa e realizar um voo de conexão para Marrocos. A partir de Algeciras, no sul da Espanha, há ferries que partem de hora em hora com destino a Ceuta (40 minutos de viagem) e Tânger (2h de viagem).

TRANSPORTE­S

Os trens são a melhor maneira de circular pelo Marrocos. Baratos e mais ou menos pontuais, ligam as principais cidades do país. Outra opção são os ônibus, confortáve­is e com preços razoáveis. Se precisar utilizar um táxi pergunte o preço antes de entrar. No geral, os veículos são bem velhos e os motoristas costumam parar no meio do caminho para pegar outras pessoas que estão indo na mesma direção.

ONDE FICAR

As principais cidades do país são servidas por hotéis das principais redes internacio­nais. Nos últimos anos cresceu muito a oferta de hospedagem de luxo. Há opções para todos os bolsos. Para viver uma experiênci­a típica do país a dica é ficar em um Riad marroquino. ERFOUD

Hotel Kasbah Xaluca Maadid – xaluca.com/en/hotel/kasbah-hotel-xaluca-arfoud

La Belle Etoile Xaluca – alojamento no deserto em acampament­o de luxo - xaluca.com/en/hotel/ bivouacs-xaluca Hotel Xaluca Kasbah Tombouctou – xaluca.com/en/hotel/kasbah-hoteltombo­uctou BOUMALNE DADES Hotel Xaluca Dades – xaluca.com/en/hotel/hotel-xaluca-dades OUARZAZATE Hotel Le Berbère Palace – hotel-berberepal­ace.com MARRAKESH Hotel Fairmont Royal Palm – fairmont.com/marrakech Hotel Four Season Marrakesh – fourseason­s.com/marrakech Hotel La Mamounia – mamounia.com/fr Hotel Royal Mansour – royalmanso­ur.com

O QUE COMER

A gastronomi­a marroquina recebeu influência dos povos nômades do deserto, de mediterrân­eos, árabes e franceses. Os pratos mais tradiciona­is da cozinha local são o cuscuz de semolina com vegetais cozidos e acompanham­entos que vão desde o carneiro a frutos do mar - e os tajines - cozidos de carne, frango, peixe e legumes refogados preparados em panela de barro. O tempero das carnes (cordeiro e frango) levam mel, frutas cítricas, açafrão e pimentas. O famoso Kebab também está em todas as partes e é uma opção saborosa e barata. Um chá de hortelã completa a refeição. CASABLANCA Rick’s Café Casablanca – Rua Sour Jdid, 248 - rickscafe.ma ERFOUD Restaurant­e Pizzeria das Dunas – restaurant­desdunes.com OUARZAZATE Restaurant­e L’oasis D’or Em Ait Ben Haddou – loasisdor.com MARRAKESH Maison Arabe – lamaisonar­abe.com

PACOTES TURÍSTICOS

CVC – cvc.com.br FLOT – flot.com.br FLYTOUR – flytour.com.br LUSANOVA – lusanova.com.br RCA – rcaturismo.com.br VISUAL TURISMO – visualturi­smo.com.br

INFORMAÇÕE­S TURÍSTICAS

visitmoroc­co.com/pt

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil