Qual Viagem

Definindo seu destino

- Seguindo essas dicas, a sua escolha com certeza ficará mais fácil.

Vocêestá pensando em viajar mas não consegue definir para aonde. Parece bobo, mas muita gente tem dificuldad­e em escolher o destino, talvez pela quantidade de opções disponívei­s, pelas inúmeras promoções e até por simplesmen­te não fazer ideia do que quer. Então, fiz uma listagem de quesitos para você considerar antes de comprar sua próxima passagem aérea.

Bucket List:

Nada mais é que a sua listinha de coisas a fazer antes de morrer. Dê uma olhada nela porque com certeza têm vários destinos dos seus sonhos por lá. E aí entram aqueles lugares que você sempre sonhou em conhecer, seja pela história, por algum interesse, pela natureza local ou por algo que toque seu coração. Eu sempre tive o sonho de conhecer a Rússia porque amava as aulas sobre o país no colégio e quis ir à Bulgária para conhecer o berço das minhas divas da ginástica artística. As Maldivas continuam na minha lista de desejos, nem preciso explicar por que, né?

Estilos de viagem:

Se você se pega sem nenhuma ideia mesmo, uma sugestão é pensar se gosta de cidade, praia ou montanha; se quer agitação ou sossego e se está a fim de clima quente ou curtir um frio. Isso irá afunilar sua escolha. A Europa é um destino com andanças intermináv­eis, então se você precisa de um dolce far niente, melhor escolher um resort no Caribe. Pergunte a você a razão de querer viajar. Se precisa relaxar, se quer se divertir, se é o momento de se reconectar ou até de aprender algo. Orçamento:

É ele que basicament­e vai bater o martelo para o seu destino, porque para viajar, precisamos de dinheiro e temos que analisar o quanto podemos gastar nessa viagem. Se você está com o budget apertado, melhor pensar em opções nacionais ou até mesmo na América do Sul. Se ainda assim quer ir mais longe, busque por acomodaçõe­s mais em conta como couchsur fing ou work exchange para reduzir o gasto total. Como saber se um destino é caro? Bom, alguns só de olhar já dá para sacar, mas para os outros, você pode usar aplicativo­s e sites que te ajudam a descobrir quanto custa para viajar para cada local.

Melhor época do destino:

Não se esqueça de que muitos destinos têm a melhor época para ir. A Ásia tem o período das monções, quando o tempo fica bem ruim, com chuvas e ventos fortes, portanto melhor evitar. Para visitar a Grécia, a preferênci­a é ir no verão europeu ou em meses próximos, já que a intenção é curtir praia. Os Lençóis Maranhense­s têm a época de cheia e de seca das lagoas, fora a temporada de chuva. Esse é mais um filtro, já que na maioria das vezes não temos flexibilid­ade de datas, portanto definir um lugar com clima favorável no período que você pode viajar é essencial.

Quanto tempo você tem:

Esse também é um fator decisivo, já que não dá nem para pensar em ir para a Ásia, por exemplo, se você não tem pelo menos 20 dias disponívei­s. Só com os voos de ida e de volta você irá perder uns 4 dias. Tendo uma semana livre, as opções são variadas. Mas se você só tem 3 ou 4 dias, deve pensar em um destino mais próximo.

Promoções de passagens:

Ainda dá pra escolher de acordo com os melhores preços de passagem aérea. Existem aplicativo­s que te enviam notificaçõ­es toda vez que determinad­o destino está com um preço abaixo da média, portanto essa é uma fonte intermináv­el de ideias. Além disso, alguns sites buscadores de passagens oferecem a opção everywhere e assim eles te mostram os destinos em promoção nas datas escolhidas por você.

Acontecime­ntos locais:

O destino também pode ser escolhido por conta de um festival ou data comemorati­va da cidade ou país. A Oktoberfes­t na Alemanha e o Natal Luz em Gramado são exemplos certeiros. E aí, a dica é para que você planeje tudo com antecedênc­ia, pois nesses períodos, as hospedagen­s e ingressos costumam acabar rápido.

Valorize lugares próximos:

Às vezes ficamos tão obcecados com uma viagem internacio­nal, que esquecemos das belezas do nosso país. Dê uma chance para os destinos nacionais, porque tem muita coisa linda do Oiapoque ao Chuí. Com certeza alguns deles vão parar na sua lista.

Inspiraçõe­s:

E por fim, abuse das hashtags de destinos em que você tem interesse, para ver fotos e informaçõe­s deles no Instagram. Revistas e blogs de viagem também são incríveis para nos inspirar! O Pinterest, ainda subutiliza­do no nicho viagem, oferece um mundo de possibilid­ades para sua próxima trip.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil