SA­BO­RES DA CULINARIA LO­CAL

Qual Viagem - - PORTO DE GALINHAS -

Em Por­to de Ga­li­nhas, a gas­tro­no­mia vai mui­to além dos pe­tis­cos de praia. Na vi­la, há uma boa va­ri­e­da­de de res­tau­ran­tes, es­pe­ci­a­li­za­dos em cu­li­ná­ri­as di­ver­sas, com piz­zas, chur­ras­co e até cre­pes. Mas o gran­de des­ta­que vai pa­ra os car­dá­pi­os ba­se­a­dos em su­cu­len­tos ca­ma­rões, la­gos­tas, pei­xes, lu­las e me­xi­lhões, que fa­zem de Por­to de Ga­li­nhas um im­per­dí­vel des­ti­no gas­tronô­mi­co.

Além dos fru­tos do mar, há um gran­de uso de in­gre­di­en­tes lo­cais, co­mo co­co, ma­ca­xei­ra, ta­pi­o­ca e ba­na­na. Fru­tas tro­pi­cais, co­mo aba­ca­xi, man­ga e caju, apa­re­cem mes­mo em pra­tos sal­ga­dos, tra­zen­do um sa­bor to­do es­pe­ci­al em mo­lhos e acom­pa­nha­men­tos. De sobremesa, há clás­si­cos co­mo o bo­lo de ro­lo, tí­pi­co de Per­nam­bu­co, e a car­to­la, um do­ce fei­to com ba­na­na fri­ta co­ber­ta com quei­jo-man­tei­ga, ca­ne­la e açúcar. A car­to­la não fal­ta no car­dá­pio dos res­tau­ran­tes e po­de apa­re­cer acom­pa­nha­da de sor­ve­te ou fa­ro­fa do­ce de cas­ta­nhas.

Pa­ra se de­lei­tar com os sa­bo­res e o ce­ná­rio de Por­to de Ga­li­nhas, o res­tau­ran­te Pei­xe na Te­lha fi­ca em fren­te à praia das pis­ci­nas na­tu­rais. Fun­da­do em 1991, é um dos mais an­ti­gos da vi­la. Há vá­ri­os pra­tos com pei­xes e ca­ma­rões, sen­do que os ser­vi­dos na te­lha são es­pe­ci­a­li­da­de da ca­sa, com cal­dos e mo­lhos mui­to sa­bo­ro­sos.

Na Rua Bei­ju­pi­ra, vo­cê vai en­con­trar dois res­tau­ran­tes bem tra­di­ci­o­nais. Com um am­bi­en­te ro­mân­ti­co, o Do­min­gos mes­cla mui­to bem a gas­tro­no­mia fran­ce­sa com a cu­li­ná­ria de Por­to de Ga­li­nhas – uma com­bi­na­ção inu­si­ta­da e de­li­ci­o­sa. No me­nu, há ma­gret de pa­to, vi­ei­ras, la­gos­tas e até es­car­got. O ou­tro res­tau­ran­te na mes­ma rua é o Bei­ju­pi­rá, que se des­ta­ca pe­la de­co­ra­ção co­lo­ri­da da ca­sa e pe­las re­cei­tas que com­bi­nam pei­xes e ca­ma­rões com fru­tas tí­pi­cas lo­cais, cri­an­do uma ex­plo­são de sa­bo­res.

To­dos os anos, a As­so­ci­a­ção de Res­tau­ran­tes de Por­to de Ga­li­nhas or­ga­ni­za o Por­to Gas­trô, fes­ti­val que mos­tra o me­lhor da gas­tro­no­mia da ci­da­de, sem­pre com um in­gre­di­en­te es­pe­cí­fi­co co­mo te­ma. Acon­te­ce en­tre o fi­nal de no­vem­bro e o co­me­ço de de­zem­bro e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção dos prin­ci­pais res­tau­ran­tes e ba­res de Por­to.

A gas­tro­no­mia em Por­to de Ga­li­nhas é di­ver­sa, mas tem co­mo des­ta­que pei­xes e fru­tos do mar su­cu­len­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.