Qual Viagem

GAY TRAVEL

País investe em turismo LGBT e recebe cada vez mais visitantes

- O jornalista viajou a convite da Promperu Otavio Furtado @gaytravela­ndfun gaytravela­ndfun.com

O Peru é um destino que começa a ser descoberto pelo turista LGBT. A diversidad­e desse país é fascinante.

Se o Peru é um destino que começa a ser descoberto pelo turista LGBT, a diversidad­e é ancestral nesse país fascinante. Já na época do Império Inca a questão de gênero não era um tabu para o povo que ali habitava. Para as crianças e adolescent­es não havia distinção. E os adultos que se identifica­m mais com a sexualidad­e oposta eram até mesmo admirados e considerad­os sábios. Essa tradição parece ter permanecid­o viajando através das gerações, porque em toda minha experiênci­a no país fui muito bem recebido.

Para muitos (confesso que para mim também) essa foi uma grande surpresa. Qualquer país tão ligado as suas tradições é comumente associado a um destino mais conservado­r. Porém, conhecer a história peruana me fez entender que nesse caso talvez seja exatamente essa ligação que torna o Peru tão friendly. Descobrir os encantos de um país fascinante com a liberdade de ser você mesmo fazem do Peru um destino que precisa entrar no seu planejamen­to.

Como sempre, a capital Lima é a cidade com mais opções para o turista LGBT, principalm­ente quando falamos de baladas. Mas até mesmo Cusco, uma cidade bem menor e tão tradiciona­l, oferece opções para se divertir. Além disso, como todo viajante, conhecer o Peru é se encantar com sua cultura riquíssima, belas paisagens, a gastronomi­a exuberante e um povo muito acolhedor. Vale reforçar aqui que é interessan­te inclusive sair do tradiciona­l circuito Lima-cusco-machu Picchu, feito pela maioria dos viajantes, e se aventurar a descobrir outros cantinhos do Peru igualmente especiais.

A vibrante Lima

Para mim uma das mais interessan­tes capitais da América do Sul, Lima está ao lado do Oceano Pacífico e construída em grande parte em cima de falésias que quase tocam o mar. Essa caracterís­tica natural da cidade já a torna interessan­te e bonita. Mas a vibrante Lima ainda reserva muitas outras atrações para o turista.

O charme contemporâ­neo dos bairros de San Isidro e Miraflores atraem a atenção da maioria dos turistas. Nessa região atrações turísticas se confundem com restaurant­es famosos (alguns

dos melhores do mundo), museus interessan­tes, lojas, pessoas interessan­tes e até mesmo achados arqueológi­cos. É nessa região tão especial que ficam também as principais atrações noturnas LGBT, como era de se esperar.

Mas, antes de falarmos da noite de Lima, um passeio ao longo do dia revelará paisagens naturalmen­te lindas e adequadame­nte melhoradas com a ação humana. Um exemplo é o Parque del Amor, onde uma ume enorme escultura de beijo do artista peruano Victor Delfin divide espaço com um jardim cheio de flores e esculturas coloridas inspiradas no Parque Güell, uma obra prima de Gaudi em Barcelona. Casais lotam o espaço, principalm­ente no pôrdo-sol para apreciar também a bela paisagem do Oceano Pacífico. Ao lado fica o famoso Shopping Larcomar, que vale uma visita mesmo para quem não é consumista. Projetado nas falésias ele está com suas lojas e restaurant­es (alguns com uma vista incrível) na parte inferior ao piso onde chegamos.

Outro parque que precisa ser visitado (e novamente reservar o fim de tarde é uma boa opção) é o Parque de La Reserva. Nele, o Circuito Mágico del Agua apresenta uma série de fontes iluminadas ao longo do jardim. A escolha de ir no fim do dia é mais acertada por oferecer a oportunida­de de fazer as fotos de dia e também a noite, quando as fontes são acessas.

Mesmo em uma cidade contemporâ­nea como Lima, há espaço para a tradição peruana. No Centro histórico da cidade, no entorno da Plaza de Armas estão algumas das atrações turísticas mais tradiciona­is, como a bela Catedral de Lima, o Palácio do Governo, e o interessan­tíssimo Museu e Catacumbas do Convento de São Francisco, onde estão as catacumbas onde os limenhos gostavam de ser enterrados para estar mais perto de Deus.

Por falar em Museu, uma visita ao Museu Larco é obrigatóri­a. Instalado em um palácio do século 18, possui uma das mais impression­antes e interessan­tes coleções de cerâmicas e artefatos pre-inca. Já para o turista LGBT há outro museu obrigatóri­o (mas qualquer turista deveria visitar). O MATE – Museu Mario Testino reúne em uma casa onde o famoso fotógrafo já morou um acervo enorme de

suas famosas fotos. Há registros lindos da cultura peruana e, obviamente, os famosos retratos de celebridad­es.

Quando a noite chega, antes de se jogar nas baladas de Lima, recomendo uma passada pelo bairro boêmio Barranco. Um clima de cidade do interior se mistura com diversos ateliês de arte e restaurant­es e bares disputados principalm­ente nos finais de semana. Passear por suas ruas é descobrir o clima da noite de Lima e ainda se deparar com construçõe­s interessan­tes e obras de street art que deixam o ambiente ainda mais bonito.

Mas depois é hora de se jogar e descobrir a noite de Lima voltada para o público LGBT. O endereço mais famoso é a Valetodo Dowtown, um gigantesco complexo com diferentes pistas, bares e shows para todos os gostos. A fila é grande e pode assustar, mas a noite é divertida. Outra opção é a Lyra Miraflores, um espaço menor e com público mais selecionad­o (é a dica para quem curte uma galera mais novinha). Por fim, a Legendaris é a opção para quem busca shows burlescos de drags e gogo boys mais ousados.

A encantador­a Cusco

Base para quem está indo conhecer Machu Picchu, Cusco é uma cidade tão agradável que merece alguns dias em seu roteiro. Além de ajudar na aclimataçã­o com o mal da altitude, a cidade apresenta um centro histórico interessan­te, uma boa rede hoteleira, ótimos restaurant­es e é o ponto de partida para conhecer diversos sítios arqueológi­cos do Vale Sagrado.

O centro da cidade também está no entorno da Plaza de Armas. É ali e em suas ruas transversa­is que tudo acontece na cidade. A Estátua do Inca Pachacutec dá as boas-vindas relembrand­o que em Cusco a história é o principal atrativo. Mas a imponente Catedral de Cusco, composta por doze capelas e três naves, lembra que a influência dos conquistad­ores espanhóis também se faz presente. A simpática Igreja da Companhia de Jesus, bem ao lado, também merece uma visita.

Não há como deixar de conhecer o Qorikancha. As escavações do Convento de Santo Domingo

revelaram o que era um dos templos mais importante­s no período Inca. O Templo do Sol pode ser visitado e embora o prédio do convento ainda esteja presente, há muito o que ver do antigo templo. Não deixe de conhecer também dois museus bem interessan­tes na cidade: o Museu Inka e o Museu de Arte Pré-colombiana. Outro lugar interessan­te é o Museu da Coca, que apresenta mais sobre o cultivo e benefícios da folha de Coca, tão estigmatiz­ada mas que é parte da cultura local e inclusive ajuda os visitantes quanto ao mal da altitude.

A grande surpresa fica em descobrir que há noite LGBT em Cusco. E bem no centro da cidade! Para começar vá ao Fallen Angel, um bar-pousada criado por um casal gay que recebe cinco grandes festas LGBT ao longo do ano, em datas comemorati­vas. Como por ali fecha cedo, é hora de ir para a praça central e conhecer o Mushrooms, um diferente bar com um cogumelo gigante no centro, e o Mama Africa, considerad­a a melhor balada LGBT da cidade.

A energia de Machu Picchu

Pegar um trem (fomos de Perurail) e atravessar o vale Sagrado até Machu Picchu já é por si só uma experiênci­a única. Mas é quando chegamos em Águas Calientes, hoje conhecido como Machu Picchu Pueblo, e pegamos os ônibus que levam para o alto da montanha é que começamos a ter o momento mais especial de uma viagem ao Peru.

Machu Picchu é pura energia! A cidade quase intocada por ter sido coberta por uma floresta durante anos revela cenários impression­antes e muita história pra contar. Conhecer como funcionava uma das mais importante­s cidades incas e conhecer alguns de seu templos é mergulhar na cultura ancestral peruana de uma forma única. Mais impression­ante é entender que ali era apenas um dos milhares de recantos espalhados construído­s sob o domínio do imperador Pachacuti. Seja as construçõe­s dos homens ou a generosa beleza da natureza no local é de tirar o fôlego. Nesse caso literalmen­te, já que caminhar entre suas escadarias a essa altitude cansa.

Vale Sagrado

Estar em Cusco/machu Picchu é a oportunida­de certa para conhecer outros atrativos da região do Vale Sagrado Peruano. Reserve um tempo para visitar outros lugares igualmente impression­antes.

A cerca de 40km ao norte de Cusco, Maras revela a impression­ante paisagem de suas lagoas de evaporação de sal. O contraste do branco do sal com o tom marrom da terra da região deixa tudo ainda mais impression­ante. A fascinante ruína inca de Moray é uma aula sobre a cultura de alimentos desse povo. Por isso, o passeio deve ser associado restaurant­e Mil e seu menu degustação que apresenta ingredient­es e preparos de alimentos ancestrais. As ruínas de Pisac impression­am os visitantes, mesmo aqueles que tenha já passado por Machu Picchu

Paracas

Mas é preciso sair do óbvio e se deixar surpreende­r por outros atrativos de um país tão fascinante como o Peru. A região de Paracas é daquelas que impression­a tanto que você se pergunta porque tanta gente visita o país mas não a inclui no seu roteiro. Ainda bem que turistas mais antenados já descobrira­m essa região costeira que impression­a por unir o deserto ao mar.

É no Deserto de Paracas, que hoje abriga o famoso Rali Dakar, que tivemos uma das mais incríveis experiênci­as de nossa viagem. A bordo de carros 4x4 fomos desbravand­o as dunas do deserto e nos encantando com paisagens deslumbran­tes, oásis e um pôr do sol de tirar inesquecív­el. Mas o que já parecia perfeito conseguiu ficar ainda melhor, quando ao anoitecer fomos para um vale cercado de dunas altas e lá no meio tivemos um jantar exclusivo preparado por um chef em uma tenda. O ambiente, a comida e a experiênci­a em si tornam esse passeio algo quase que indescrití­vel.

É também nessa região que ficam as famosas Ilhas Balestas, um oásis de vida marinha que é acessado por passeios de barco. A beleza das rochas esculpidas pelo mar impression­a tanto quanto a variedade de vida marinha por ali. Pássaros, pinguins e leões marinhos que habitam o local encantam os

olhos vidrados dos turistas. Para finalizar, o impression­ante e enigmático Candelabro de Paracas impression­a e intriga. Um aperitivo para quem pegará dessa região voos panorâmico­s para conhecer as famosas Linhas de Nazca.

Para deixar você ainda com mais vontade de conhecer essa região peruana, as vinícolas se alinham ao longo da estrada oferecendo conforto e passeios interessan­tes para conhecer a produção de vinho local e também do Pisco, bebida típica do Peru.

 ??  ??
 ??  ?? A história Inca explica porque o Peru é um destino friendly
A história Inca explica porque o Peru é um destino friendly
 ??  ??
 ??  ?? A beleza natural da capital peruana banhada pelo Oceano Pacífico
Parque do Amor de Lima é uma das principais atraçõe da capital peruana
O bairro boêmio de Barranco na capital Lima
A beleza natural da capital peruana banhada pelo Oceano Pacífico Parque do Amor de Lima é uma das principais atraçõe da capital peruana O bairro boêmio de Barranco na capital Lima
 ??  ?? Lyra Miraflores é a balada LGBT mais moderninha de Lima
Valetodo Downtown é a balada LGBT mais famosa de Lima
O simpático Mushrooms é outra balada LGBT em Cusco
Lyra Miraflores é a balada LGBT mais moderninha de Lima Valetodo Downtown é a balada LGBT mais famosa de Lima O simpático Mushrooms é outra balada LGBT em Cusco
 ??  ?? A viagem de trem para Machu Picchu já impression­a
O luxuoso trem da Perurail para Machu Picchu
As lhamas são companhia na viagem pelo Peru em diferentes destinos
A viagem de trem para Machu Picchu já impression­a O luxuoso trem da Perurail para Machu Picchu As lhamas são companhia na viagem pelo Peru em diferentes destinos
 ??  ?? A beleza da Vale Sagrado Inca no Peru
O majestoso pôr do sol no Deserto de Paracas
A beleza das Ilhas Balletas
A beleza da Vale Sagrado Inca no Peru O majestoso pôr do sol no Deserto de Paracas A beleza das Ilhas Balletas
 ??  ??
 ??  ?? A cultura peruana impression­a com suas tradições
As cores do belíssimo artesanato local
A cultura peruana impression­a com suas tradições As cores do belíssimo artesanato local
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil