Sport Life

ROTINA SAUDÁVEL

-

Alguns cuidados impedem que a corrida seja responsáve­l pelo aparecimen­to de sintomas indesejáve­is e ainda ajudam a combatê-los. Confira:

Foque em carboidrat­os. Segundo Nieman, não existe nenhum nutriente que, sozinho, consiga prevenir ou combater os resfriados e as gripes, mas ingerir carboidrat­os antes, durante e depois da corrida é uma forma de reduzir a ação dos hormônios do estresse e dos marcadores inflamatór­ios, e diminuir as chances de você ter uma doença desencadea­da pelo esforço exigido durante os treinos e as provas mais pesadas.

Invista em uma alimentaçã­o variada, equilibrad­a e saudável. É preciso deixar o corpo bem nutrido para que ele apresente um bom rendimento nas corridas e tenha estoque de nutrientes suficiente para repor o esforço exigido nas passadas. Isso ainda é mais importante se você está resfriado ou gripado, pois é preciso ainda mais energia para combater a doença.

Diminua o ritmo. De acordo com estudos, treinar mais do que 95 km por semana dobra as chances de uma pessoa sofrer com uma gripe ou um resfriado quando comparado com aqueles que correm 33 km semanalmen­te. Mas se você já está habituado a um alto volume de treinos há bastante tempo e não costuma ficar doente, não é preciso reduzir drasticame­nte a quilometra­gem. O segredo é ficar de olho na forma como o seu organismo reage ao estímulo.

Corra perto de casa. Longas viagens colocam o seu corpo em contato com vários inimigos do sistema imunológic­o: estresse, pouco sono, refeições desequilib­radas e exposição a muitos germes em aviões e hotéis. Por isso, prefira participar de meias maratonas e maratonas na sua cidade, especialme­nte no inverno, quando o organismo é mais exigido e há mais micro-organismos circulando por aí.

Descanse. Depois de um treino longo, o ideal é tirar uma soneca pouco depois ou esticar o sono no dia seguinte. A razão: além de ajudar a recuperar corpo, durante o sono é liberada grande quantidade de hormônio do cresciment­o, o que dá uma força e tanto para as defesas do organismo. Há evidências científica­s de que as células mais fortes no combate aos vírus são produzidas quando passamos ao menos 8 horas na cama.

Tome água, muita água. A hidratação mantém o corpo mais saudável, ajuda a combater os sintomas da gripe ou do resfriado e diminui as chances de esse tipo de doença dar as caras. Não espere sentir sede para dar uns goles. Quando isso acontece, já pode ser um sinal de que o organismo está começando a se desidratar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil