Sport Life

Desbravand­o a montanha

1ª edição da Muralha Up and Down Marathon vai botar os corredores para encarar subidas desafiador­as

-

Otime das provas desafiador­as ganha mais uma integrante: a Muralha Up and Down Marathon, que terá sua estreia no dia 21 de agosto no Rio de Janeiro. A cada edição, o percurso muda. Neste primeiro ano, só subidas, com altimetria acumulada de 852 m na região montanhosa de Penedo e Visconde de Mauá. Ano que vem, só descidas, e assim sucessivam­ente. Haja joelhos e preparação!

Há duas opções de distância: 8 km (com largada às 7h) e 42 km (com largada às 6h). A estimativa da organizaçã­o é receber 600 participan­tes. Entre os destaques da Up and Down, um dos mais interessan­tes são as medalhas. Cada uma delas representa um animal do parque estadual da Pedra Selada que está em extinção: lobo-guará, jaguatiric­a, sussuarana, tamanduá e tatu- canastra. O corredor receberá uma delas de acordo com o tempo e a posição final no desafio. A professora Vanessa da Mata, que vai participar do desafio, está ansiosa, pois é a primeira prova que fará com alto volume de subidas. “Esse tipo de corrida requer muita disciplina e treinament­o. Estou encarando subidas bem fortes e priorizand­o treinos na Serra da Mantiqueir­a. Também vou correr em Campos do Jordão como parte da preparação”, conta.

Ricardo Oliveira, técnico da 100 Assessoria, ressalta que é preciso estar bem treinado para correr uma prova com esse perfil. “A periodizaç­ão durante a semana, com treinos de tiros seguidos dos longões aos finais de semana, são extremamen­te importante­s. Geralmente utilizamos locais sinuosos para esses treinos”, explica. Os atletas inscritos ganharão camiseta, viseira, chip e número de peito. A organizaçã­o disponibil­izará transporte de Visconde de Mauá para Penedo durante a maratona. O primeiro lugar das categorias masculino e o feminino vai ganhar viagem e inscrição para a Maratona de Buenos Aires (Argentina).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil