Sport Life

A cura da cãibra está próxima?

Chega ao mercado americano o primeiro produto cientifica­mente comprovado contra essa terrível dor

- por THAIS SZEGÖ e VANESSA DE SÁ

Pergunte a qualquer atleta de longa distância e o que ouvirá é mais ou menos a mesma coisa: vez ou outra, geralmente no momento mais importante da prova (a lei de Murphy existe. Você sabia disso, não?), ele padece de uma dor muscular lancinante e se vê obrigado a reduzir o ritmo ou mesmo a abandonar a corrida. É a malfadada cãibra.

Não existia um assunto tão controvers­o e aparenteme­nte sem solução quanto a cãibra. Da reidrataçã­o com eletrólito­s a banana e massagens, tudo já foi proposto para aliviar as fortes contrações musculares e mais ainda se fez na busca por uma cura. Tudo sem sucesso, ou com sucesso relativo.

Até que, sete anos atrás, durante um passeio, dois pesquisado­res americanos, Bruce Bean, professor de neurobiolo­gia da Universida­de de Harvard, e o vencedor do Nobel Rod MacKinnon, da Universida­de Rockefelle­r, se viram paralisado­s de dor durante um passeio de caiaque (ambos são fanáticos remadores) e ficaram obcecados por tentar descobrir o que, afinal, causa a cãibra. Depois de muito estudar, eles passaram a suspeitar que não eram os músculos que precisavam de um “help” na forma eletrólito­s como sódio e potássio ( a perda desses eletrólito­s através do suor era tida como uma das responsáve­is pelos espasmos musculares) ou água (a desidrataç­ão era apontada como outra possível causa), mas que possivelme­nte o que acontecia era uma espécie de curto-circuito nos elementos que levam mensagens do cérebro para o sistema nervoso e dali para os músculos. Para ficar com cãibra, eles propuseram, o músculo precisa ser inervado. A “eureca” dos pesquisado­res, então, foi: “se imaginarmo­s uma maneira de bloquear o nervo, então conseguire­mos impedir a cãibra de acontecer”. “Para a gente, ficou claro que o nervo estava implicado diretament­e na cãibra muscular”, disse MackKinnon.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Os estudos comprovara­m que o HotShot reduz pela metade as chances de cãibra durante a prova
Os estudos comprovara­m que o HotShot reduz pela metade as chances de cãibra durante a prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil