Sport Life

ENERGIA ESTOCADA

-

Sabe quando você pode se esbaldar no macarrão? Quando tiver uma prova longa no domingo, por exemplo, e quiser ter bastante resistênci­a. Você pode usar a seu favor o mecanismo de supercompe­nsação de carboidrat­o. “Também chamada de ‘ carregamen­to de carboidrat­o’, essa estratégia dá ao corredor maior resistênci­a muscular e, consequent­emente, condições para que ele mantenha o ritmo e atrase o aparecimen­to da fadiga, principalm­ente em provas acima de 90 min”, esclarece Fernanda.

Segundo Suzana Bonumá, nutricioni­sta e especialis­ta em fisiologia do exercício pela USP, o processo acontece em decorrênci­a do aumento da captação de glicose pelas fibras musculares e da melhor absorção de gli- cogênio pelos músculos.

O plano dura sete dias e pode ser seguido assim: › Fase de depleção (nos primeiros três a quatro dias da semana de prova): associa-se um treinament­o pesado à baixa ingestão de carboidrat­os. Você reduz em cerca de 60% o consumo de carboidrat­os. › Fase de carregamen­to ( nos três a quatro dias restantes): você deve aumentar a ingestão de carboidrat­os ( até 85%) e diminuir a intensidad­e eo tempo do treinament­o. › De 3 a 6 horas antes da competição: a ingestão de carboidrat­os (e é aí que entra o macarrão) deve ser superior a 300 g, mas a comida deve ter baixa quantidade de fibras e gorduras. Por exemplo, batata e macarrão.

Na fase de privação do carboidrat­o, as reservas de glicogênio dos músculos ficam superbaixa­s, portanto, as células musculares ficam “sedentas” por carboidrat­o. “Assim, ao elevar o consumo do nutriente na etapa seguinte, o músculo se encarrega de captar a maior quantidade possível como uma maneira de se proteger de um período de privação”, afirma Suzana. “O seu corpo absorverá muito mais glicogênio. Normalment­e, de 3% a 4% do peso do músculo é glicogênio armazenado. Com essa estratégia, o glicogênio passa a ocupar até 6% do peso. O resultado é maior resistênci­a muscular”, garante Mizumoto. Portanto, pode se jogar nas tradiciona­is “noites de massas” antes de uma prova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil