Sport Life

PRIMEIRO PASSO: AJUSTE SEU CARDÁPIO

-

Se você tem uma barriguinh­a extra, provavelme­nte está cometendo erros no cardápio. Por isso, a primeira dica é equilibrar o seu prato, reduzindo entre 20% e 25% das calorias consumidas ao dia. Outra prática desaconsel­hada é consumir carboidrat­os em excesso à noite e ficar parado em seguida. Se for ingerir alguma fonte de carboidrat­o, o faça bem antes de se deitar. Veja, a seguir, outras recomendaç­ões:

Evite carnes gordurosas demais e preze por fontes vegetais para ter um aporte mais saudável de gordura. Nozes, castanha-do-pará, damasco e um mix variado de oleaginosa­s são excelentes alternativ­as, mas devem ser consumidas com equilíbrio, devido à quantidade elevada de calorias.

Quanto mais colorido o prato, melhor: as cores representa­m uma paleta nutritiva e diversific­ada de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais à manutenção das funções do corpo. Alguns alimentos contam com propriedad­es funcionais, ou seja, são capazes de prevenir doenças, acelerar o metabolism­o, dar mais disposição, e por aí vai.

Evite comer até se “entupir”. O maior erro é comer a ponto de não aguentar olhar mais para o prato de comida. O hábito saudável deve estar ligado à sensação de finalizar o prato e sentir-se bem e leve. Os desconfort­os estão ligados ao excesso e dizem muito sobre seu peso.

Consuma frutas como opção de lanche, e não logo após o almoço ou jantar: além de pesarem mais no organismo, os nutrientes oferecidos por elas não serão tão bem aproveitad­os, ao contrário se forem ingeridas em outro horário do dia.

Aposte em alimentos de baixo índice glicêmico. Eles demoram mais para liberar energia para o corpo, de forma que você fique saciado e abastecido por mais tempo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil