PRI­MEI­RO PAS­SO: AJUS­TE SEU CAR­DÁ­PIO

Sport Life - - TRAINING -

Se vo­cê tem uma bar­ri­gui­nha ex­tra, pro­va­vel­men­te es­tá co­me­ten­do er­ros no car­dá­pio. Por is­so, a pri­mei­ra di­ca é equi­li­brar o seu pra­to, re­du­zin­do en­tre 20% e 25% das ca­lo­ri­as con­su­mi­das ao dia. Ou­tra prá­ti­ca de­sa­con­se­lha­da é con­su­mir car­boi­dra­tos em ex­ces­so à noi­te e fi­car pa­ra­do em se­gui­da. Se for in­ge­rir al­gu­ma fon­te de car­boi­dra­to, o fa­ça bem an­tes de se dei­tar. Ve­ja, a se­guir, ou­tras re­co­men­da­ções:

Evi­te car­nes gor­du­ro­sas de­mais e pre­ze por fon­tes ve­ge­tais pa­ra ter um apor­te mais sau­dá­vel de gor­du­ra. No­zes, cas­ta­nha-do-pa­rá, da­mas­co e um mix va­ri­a­do de ole­a­gi­no­sas são ex­ce­len­tes al­ter­na­ti­vas, mas de­vem ser con­su­mi­das com equi­lí­brio, de­vi­do à quan­ti­da­de ele­va­da de ca­lo­ri­as.

Quan­to mais co­lo­ri­do o pra­to, me­lhor: as co­res re­pre­sen­tam uma pa­le­ta nu­tri­ti­va e di­ver­si­fi­ca­da de vi­ta­mi­nas, mi­ne­rais e ou­tros nu­tri­en­tes es­sen­ci­ais à ma­nu­ten­ção das fun­ções do cor­po. Al­guns ali­men­tos con­tam com pro­pri­e­da­des fun­ci­o­nais, ou se­ja, são ca­pa­zes de pre­ve­nir do­en­ças, ace­le­rar o me­ta­bo­lis­mo, dar mais dis­po­si­ção, e por aí vai.

Evi­te co­mer até se “en­tu­pir”. O mai­or er­ro é co­mer a pon­to de não aguen­tar olhar mais pa­ra o pra­to de co­mi­da. O há­bi­to sau­dá­vel de­ve es­tar li­ga­do à sen­sa­ção de fi­na­li­zar o pra­to e sen­tir-se bem e le­ve. Os des­con­for­tos es­tão li­ga­dos ao ex­ces­so e di­zem mui­to so­bre seu pe­so.

Con­su­ma fru­tas co­mo op­ção de lan­che, e não lo­go após o al­mo­ço ou jan­tar: além de pe­sa­rem mais no or­ga­nis­mo, os nu­tri­en­tes ofe­re­ci­dos por elas não se­rão tão bem apro­vei­ta­dos, ao con­trá­rio se fo­rem in­ge­ri­das em ou­tro ho­rá­rio do dia.

Apos­te em ali­men­tos de bai­xo ín­di­ce gli­cê­mi­co. Eles de­mo­ram mais pa­ra li­be­rar ener­gia pa­ra o cor­po, de for­ma que vo­cê fi­que sa­ci­a­do e abas­te­ci­do por mais tem­po.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.