Sport Life

Benefício zero, perda de gordura zero

Correr agasalhado em dias quentes é um risco alto para a saúde – e você não ganha nada com isso

- Fellipe Savioli

É comum vermos pessoas correndo em dias extremamen­te quentes, usando roupas de frio como moletons ou blusas: muitas delas acreditam que o aumento da transpiraç­ão favorece mais a queima de gordura. Ledo engano – ao praticar alguma atividade física, nosso corpo ativa mecanismos para controlar o aumento da temperatur­a do corpo (por exemplo, ao realizar contrações musculares, produzimos calor).

Existem 4 formas de se perder calor:

◗ Por irradiação - acontece quando o ambiente fechado está repleto de pessoas e a temperatur­a aumenta.

◗ Por condução - contato direto de uma parte do corpo com um material sólido. É o caso dos cachorros que, ao sentirem dor, se deitam apoiando a barriga em uma superfície mais fria (essa condição é menos relevante em humanos).

◗ Por evaporação - gasta-se calor para evaporar o suor (transpiraç­ão). É o mecanismo mais importante para o controle da temperatur­a. Porém, ele só funciona caso ocorra a evaporação do suor.

◗ Por convecção - perda de calor para a água (natação) ou para o vento. Ligar um ventilador enquanto utiliza uma esteira ou um rolo é um modo de se perder calor por convecção. Explicados os modos, sabemos que ao se treinar com roupas de inverno em dias quentes, a perda por irradiação é prejudicad­a. Não se tem ação da convecção (ven- to) e a transpiraç­ão não é efetiva, visto que você produzirá suor além do normal que não irá evaporar e, portanto, não diminuirá a temperatur­a corporal. Nessa situação você irá desidratar mais rápido, com a chance de desenvolve­r hipertermi­a (aumento da temperatur­a do corpo), podendo levar a uma internação. Benefício zero, queima de gordura zero e risco de vida alto. E finalizado o treino, você vai se hidratar e recuperar o peso que achou que perdeu. Esse método de desidrataç­ão é muito utilizado por lutadores para poderem conquistar o peso de categoria dias antes da luta. Passada a competição, a hidratação volta ao normal, assim como peso anterior ou algo próximo dele. Tal medida é igualmente arriscada e já acontecera­m diversos problemas de saúde com lutadores experiente­s por conta dessa prática. Se você quer perder peso, nada de inventar moda: consulte um nutrólogo ou nutricioni­sta para adequar a dieta e um profission­al de educação física para elaborar os seus treinos.

 ??  ??
 ??  ?? Fellipe Savioli é especialis­ta em Medicina Esportiva, nutrólogo e ortopedist­a
Fellipe Savioli é especialis­ta em Medicina Esportiva, nutrólogo e ortopedist­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil