Sport Life

Um DESAFIO e TANTO

- MARISA SEI, editora marisa.sei@astral.com.br

Cada avanço na corrida é uma conquista: resultado de treinar duro, receber orientaçõe­s, corrigir a alimentaçã­o, definir metas. Depois dos 5km, seguem os 10km, os 15km e os tão sonhados 42km da maratona. Ao chegar nesse objetivo, os desafios são outros, como melhorar o tempo e encarar provas diferentes, na praia ou nas montanhas.

Mas tem gente que não fica satisfeito com essas metas e quer ir além, saber até onde consegue chegar. Quando os 42 quilômetro­s passam a ser uma distância curta, surgem então as ultramarat­onas: mais de 100km a serem percorrido­s com muita persistênc­ia.

O objetivo, então, passa a ser conhecer seus limites e ter o corpo preparado para situações extremas. Para testar tudo isso, nada melhor do que a prova considerad­a a mais difícil do mundo: a Badwater 135, realizada na Califórnia, no ponto mais quente do planeta. São 135 milhas, ou 217km, de pista desértica, com subidas e no calor, para serem completada­s em até 48 horas.

Na Badwater, só participa quem realmente tem a preparação para encarar esse tipo de desafio. Tanto que, para se inscrever, o corredor já precisa ter participad­o de provas semelhante­s. A prova como está estruturad­a atualmente começou em 2000 e dois brasileiro­s já venceram. Entre os 100 participan­tes, esta edição também conta com a participaç­ão do país: Pedro Luiz Cianfarani, 50, vai encarar o Vale da Morte no dia 23 de julho. Nós batemos um papo com ele para saber como anda o coração faltando menos de um mês para a prova. Venha ver o que ele tem a dizer e, quem sabe, não surge uma faísca de vontade de participar, também?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil