Um DE­SA­FIO e TANTO

Sport Life - - EDITORIAL - MARISA SEI, edi­to­ra marisa.sei@as­tral.com.br

Ca­da avan­ço na cor­ri­da é uma con­quis­ta: re­sul­ta­do de trei­nar du­ro, re­ce­ber ori­en­ta­ções, cor­ri­gir a ali­men­ta­ção, de­fi­nir me­tas. De­pois dos 5km, se­guem os 10km, os 15km e os tão so­nha­dos 42km da ma­ra­to­na. Ao che­gar nes­se ob­je­ti­vo, os de­sa­fi­os são ou­tros, co­mo me­lho­rar o tem­po e en­ca­rar pro­vas di­fe­ren­tes, na praia ou nas mon­ta­nhas.

Mas tem gen­te que não fi­ca sa­tis­fei­to com es­sas me­tas e quer ir além, sa­ber até on­de con­se­gue che­gar. Quan­do os 42 quilô­me­tros pas­sam a ser uma dis­tân­cia cur­ta, sur­gem en­tão as ul­tra­ma­ra­to­nas: mais de 100km a se­rem per­cor­ri­dos com mui­ta per­sis­tên­cia.

O ob­je­ti­vo, en­tão, pas­sa a ser co­nhe­cer seus li­mi­tes e ter o cor­po pre­pa­ra­do pa­ra si­tu­a­ções ex­tre­mas. Pa­ra tes­tar tu­do is­so, na­da me­lhor do que a pro­va con­si­de­ra­da a mais di­fí­cil do mun­do: a Badwater 135, re­a­li­za­da na Ca­li­fór­nia, no pon­to mais quen­te do pla­ne­ta. São 135 mi­lhas, ou 217km, de pis­ta de­sér­ti­ca, com su­bi­das e no ca­lor, pa­ra se­rem com­ple­ta­das em até 48 ho­ras.

Na Badwater, só par­ti­ci­pa quem re­al­men­te tem a pre­pa­ra­ção pa­ra en­ca­rar es­se ti­po de de­sa­fio. Tanto que, pa­ra se ins­cre­ver, o cor­re­dor já pre­ci­sa ter par­ti­ci­pa­do de pro­vas se­me­lhan­tes. A pro­va co­mo es­tá es­tru­tu­ra­da atu­al­men­te co­me­çou em 2000 e dois bra­si­lei­ros já ven­ce­ram. En­tre os 100 par­ti­ci­pan­tes, es­ta edi­ção tam­bém con­ta com a par­ti­ci­pa­ção do país: Pe­dro Luiz Ci­an­fa­ra­ni, 50, vai en­ca­rar o Va­le da Mor­te no dia 23 de ju­lho. Nós ba­te­mos um pa­po com ele pa­ra sa­ber co­mo an­da o co­ra­ção fal­tan­do me­nos de um mês pa­ra a pro­va. Ve­nha ver o que ele tem a di­zer e, quem sa­be, não sur­ge uma faís­ca de von­ta­de de par­ti­ci­par, tam­bém?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.