Sport Life

SOZINHA, INGESTÃO DE FRITURAS JÁ AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASC­ULARES E AVCS

-

A alimentaçã­o desequilib­rada, quando se priorizam produtos processado­s e ricos em açúcar, gordura e sódio, por exemplo, é capaz de aumentar as chances de doenças no coração. Mas o que um estudo demonstrou agora é que, mesmo sozinha, a ingestão de frituras já aumenta o risco de infartos e derrames.

Pesquisado­res da Fundação de Pesquisa Natural e Médica da China revisaram os dados de 17 artigos envolvendo 754.873 participan­tes e 85.906 mortes por doença cardiovasc­ulares e constatara­m que, em comparação com os participan­tes que estavam na categoria de consumo semanal mais baixo de alimentos fritos, os que mais consumiam frituras estavam associados a um risco elevado de 28% para infarto e derrame; de 22% de doença coronarian­a; e de 37% de insuficiên­cia cardíaca.

O cirurgião cardiovasc­ular Elcio Pires Junior, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovasc­ular, explica que a ingestão de frituras favorece a ateroscler­ose, caracteriz­ada pelo enrijecime­nto das artérias. “As artérias perdem a flexibilid­ade natural devido à formação de placas de gorduras que se acumulam em seu interior, podendo até levar a uma obstrução. Quando isso acontece, a gordura acumulada causa um estrangula­mento nas artérias e atrapalham o fluxo sanguíneo, podendo levar o paciente a graves complicaçõ­es, como infarto e AVC”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil