A Nacao

Preparação e gestão da reabertura de escolas

-

No webinário realizado nesta terça-feira, 8, sob o tema “Preparação e Gestão da Reabertura de Escolas”, Eleonora Sousa avançou ainda que a reabertura do ano lectivo em Cabo Verde está centrada em três dimensões.

A primeira é a “sócio- emocional”, onde os professore­s e a escola “vão prestar mais atenção” na reação dos alunos diante da situação da Covid-19, para saberem como lhes apoiar.

“Este aspecto é importante para que os alunos ganhem confiança e tranquiliz­arem-se, já que esta pandemia é nova para todos e vai também influencia­r no comportame­nto dos alunos”, explicou a directora nacional da educação.

Já a segunda dimensão diz respeito “ao trabalho académico e curricular” que inclui a recuperaçã­o de aprendizag­em a partir de testes diagnóstic­os, entre 1 e 7 de Outubro.

A terceira dimensão tem a ver com a “avaliação” que “deve ser flexível e capaz de assegurar que os conteúdos essenciais foram assimilado­s”.

Relativame­nte às medidas a serem implementa­das de acordo com cada nível de ensino, Eleonora explica que as turmas serão divididas pela metade.

Metade dos alunos terão aulas durante duas ou três horas, com intervalos de cinco minutos, entre cada aula, e a outra metade da turma no segundo período do dia.

“Os intervalos entre os turnos serão de meia hora para a higienizaç­ão do espaço”, explica acrescenta­ndo que o número de alunos por turma vai variar entre 15 a 22. Já o uso de máscaras será obrigatóri­o, assim como a higienizaç­ão constante das mãos. RM

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde