A Nacao

Paul, Santa Catarina do Fogo e Brava resistem à Covid-19

- Natalina Andrade

Os municípios do Paul, em Santo Antão, Santa Catarina do Fogo e Brava são os únicos onde, até agora, não se registaram casos de infecção pela Covid-19 em Cabo Verde. Enquanto isso, o país somava, até ao fecho desta edição, 4.473 casos acumulados, 513 activos, 43 óbitos e duas transferên­cias. Isto quando estamos quase a seis meses do registo do primeiro caso no país.

E

sta semana o município do Porto Novo notificou o seu primeiro caso, um indivíduo do sexo masculino, de 60 anos de idade. A ilha de Santo Antão contava, até esta quarta-feira, com 11 casos de infecção confirmado­s, 10 dos quais na Ribeira Grande.

Na sequência do primeiro caso no Porto Novo, a Delegacia de Saúde local avançou, desde segunda-feira, 7, com uma campanha de recolha de amostras para testes PRC no concelho, mas até esta quarta-feira,9, não haviam novos dados.

No Fogo, os números abrandaram na última semana, mas a ilha já conta com 132 casos, estando a grande maioria centrada nos Mosteiros. Esta ilha registou os seus primeiros casos a 17 de Agosto, tendo desenvolvi­do rapidament­e um novo foco da doença no país, o que ditou a sua abrangênci­a no estado de calamidade pública, decretado há uma semana.

A nível nacional, a Cidade da Praia continua sendo o epicentro da pandemia, já com 2684 dos 4473 casos registados.

Recuperado­s superam novos casos

O número de pessoas que recebem alta tem- se sobreposto ao número de novas infecções por Covid-19, factor directamen­te ligado às novas directrize­s definidas em Julho, que determinam que as pessoas assintomát­icas recebem alta após 10 dias, sem que se aplique o critério de teste PRC.

Até o fecho desta edição, um total de 3915 pessoas foram dadas como recuperada­s, e apenas 513 casos estavam activos, num universo de 4473 infecções confirmada­s desde Março.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde