A Nacao

Cabo Verde continua a registar muitos casos

- Gisela Coelho

Cabo Verde continua a registar muitos casos da covid-19. Até ao fecho desta edição o país contabiliz­ava 562 casos activos, 4294 recuperado­s 46 óbitos (a maioria na Praia) dois transferid­os e um total de 4.904 casos positivos acumulados de Covid-19. A prevenção, dizem as autoridade­s sanitárias, continua a ser a melhor arma para combater o contagio. C

om o desconfina­mento cada vez mais latente, Cabo Verde continua a registar vários casos semanais da covid-19. Aliás, o próprio Director nacional da Saúde, reconheceu na segunda-feira, 14, durante o balanço semanal da propagação da doença no país que ainda não estamos perante um cenário de diminuição. “Ainda não chegamos lá.

Mas estou esperanços­o que vamos chegar”, disse, alertando, mais uma vez que essa diminuição necessária não depende, contudo, só da sua “esperança”, mas do engajament­o de todos.

Especialme­nte da população, que deve reforçar o uso de máscaras, distanciam­ento social e a higienizaç­ão constante das mãos. Estas continuam a ser as “armas” mais eficazes para se combater a propagação da doença.

“Não havendo comportame­nto populacion­al à altura, jamais esses números vão descer, por mais que as autoridade­s façam, corram atrás ou realizem diagnóstic­os”, afirma Artur Correia.

Conforme dados avançados na conferênci­a de imprensa, por esse responsáve­l, nas últimas quatro semanas epidemioló­gicas o número de casos no país rondou os 378, 462, 491 e 181 casos. Sendo que, só no último Domingo,13, Cabo Verde bateu todos os recordes de casos diários registados até agora, desde o início da pandemia, ao terem sido diagnostic­ados mais 102 casos positivos de infecção pela covid-19, num só dia.

Lista de países com mais casos por 100 habitantes

Com estes números, Cabo Verde mantem-se na lista dos principais países com mais cado sos por cada 100 mil habitantes. Aliás, segundo dados a que o A NAÇÃO teve acesso, em termos globais, Cabo Verde só era ultrapassa­do no passado dia 13 de Setembro pelo Brasil, em termos de países com mais casos por cada 100 mil habitantes. Factor que não abona no levantamen­to das restrições de viagens no continente europeu, com quem o arquipélag­o mantém apenas um corredor aéreo com Portugal, para voos essenciais, por motivos de doença, negócios, estudos, profission­ais, oficiais e familiares. Viagens sujeitas a testes PCR nos dois sentidos.

De notar também que, conforme havia sido avançado inicialmen­te pelo Ministro dos Negócios Estrangeir­os de Cabo Verde , Luís Filipe Tavares, a SATA entrou no corredor aéreo das ligações entre a Praia e o exterior. O primeiro voo operado por essa companhia açoriana, depois de seis meses de voos suspensos, chegou à capital do país na passada sexta-feira,11, com muitos emigrantes a bordo, de um voo provenient­e de Boston, que fez escala em Ponta Delgada (Açores). Portanto, Portugal e Estados Unidos da América são para já os dois destinos com quem Cabo Verde mantém ligações.

Estando assim, ainda por saber a possibilid­ade de eventuais retomas com outros países estrangeir­os, sendo certo que a pandemia esta a evoluir novamente em países como Portugal ou França.

Até ao fecho desta edição o país contabiliz­ava 562 casos activos, 4294 recuperado­s 46 óbitos (a maioria na Praia) dois transferid­os e um total de 4.904 casos positivos acumulados de Covid-19. Praia continua a ser o município mais afectado com um total de 2877 casos acumulados da covid-19, seguida do Sal com 652 casos e Santa Cruz com 307. De notar que a Ribeira grande tem vindo a registar casos sistemátic­os nos últimos dias, tendo registado na terça-feira passada,15, um total de 19 casos de uma só vez. Brava e Paul são os únicos municípios sem casos registados da covid-19.

Entretanto, por prevenção e tendo em conta a mobilidade resultante das viagens inter-ilhas, a Delegacia de Saúde da Brava já tem em curso um plano de aplicação de testes para o despiste da covid-19 em algumas localidade­s da ilha tenjá sido realizados testes a 63 pessoas na Furna.

Em declaraçõe­s à Inforpress, este terça-feira,15, Paloma Fernandes, médica responsáve­l pela equipa que está a realizar os testes, garantiu que os 63 testes aplicados resultaram negativo para a covid-19, o que para a equipa é sempre uma “vitória”.

Segunda a mesma fonte, o plano é fazer um rastreio na ilha e além da localidade de Furna, estão agendadas visitas à freguesia de Nossa Senhora do Monte e mesmo na Vila de Nova Sintra, uma vez são estes os centros que aglomeram um maior número de pessoas.

Testes PCR no Fogo

De notar ainda que na ilha do Fogo já estão a ser realizados testes PCR, desde esta terça-feira,15, mais precisamen­te no laboratóri­o do hospital regional São Francisco. Segundo avança a Inforpress, nesse dia foram testadas as quatro primeiras amostras, uma das quais acusou positivo.

“Hoje é um dia importante e um marco para a Região Sanitária e as estruturas tendo em conta a melhoria na capacidade de respostas, especifica­mente a capacidade de realização local de testes PCR”, afirmou o director do hospital regional São Francisco Assis, Evandro Monteiro.

Monteiro defende que a realização destes testes na ilha é “grande passo em termos técnicos”, e que permitirá ter respostas mais atempadas, o que irá influencia­r também numa maior eficiência na capacidade de acção em relação aos casos da ilha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde